NoticiasDireito Penal

Ministro Dias Toffoli envia à Justiça do DF ação de Maria do Rosário contra Jair Bolsonaro por injúria

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu na última quarta-feira (7/6) que uma ação penal envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por injúria contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) deve ser encaminhada à Justiça do Distrito Federal. Essa normalmente ocorre devido à ausência de foro privilegiado para Bolsonaro.

Leia mais:

Jovem insiste em ser Madeleine McCann e compartilha “provas” nas redes sociais

Ateliê de Suzane von Richthofen tem milhares de seguidores e vende para o exterior

Em dezembro de 2014, Maria do Rosário fez um discurso na Câmara dos Deputados em defesa das vítimas da ditadura militar. Bolsonaro, na época deputado pelo PP-RJ, subiu ao púlpito e afirmou que não a estupraria, pois ela não merecia. Posteriormente, ele repetiu essa declaração em uma entrevista ao jornal Zero Hora.

canalcienciascriminais.com.br ministro dias toffoli envia a justica do df acao de maria do rosario contra jair bolsonaro por injuria rosario
Fonte: Poder360

Em 2019, o processo de Maria do Rosário foi suspenso devido à imunidade temporária concedida a Bolsonaro

Maria do Rosário apresentou uma denúncia-crime contra Bolsonaro, e em 2016, a 1ª Turma do STF aceitou denúncia e instaurou o processo penal. Em 2019, o processo foi suspenso devido à imunidade temporária concedida a Bolsonaro ao assumir a Presidência da República, que é válido para crimes cometidos antes do mandato.

Na nova decisão, Toffoli destacou que Bolsonaro perdeu o foro especial após o fim de seu mandato presidencial no ano passado. Assim, o STF não tem mais competência para julgar o caso. O ministro também explicou que o processo ainda está em fase de instrução, ou seja, não está pronto para julgamento. Essas informações foram fornecidas pela assessoria de imprensa do STF.

Fonte: ConJur

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo