NoticiasCrimes que Chocaram o Mundo

Os mistérios envolvendo o desaparecimento de Madeleine McCann: por que o caso ainda preocupa o mundo?

Recentemente, houve uma nova notícia sobre Madeleine McCann, a menina britânica que desapareceu aos três anos de idade durante as férias de sua família em Portugal em 2007.

Uma pessoa afirmou ser ela, gerando interesse nas redes sociais. Embora a alegação tenha sido desmascarada rapidamente, isso levanta uma questão importante sobre por que alguns casos de desaparecimento recebem mais atenção do público do que outros.

É importante destacar que muitas crianças desaparecem diariamente na Austrália e no Reino Unido, com uma média de 48 casos por dia na Austrália e 215.000 casos de crianças desaparecidas relatados anualmente no Reino Unido.

Embora a maioria das crianças desaparecidas seja encontrada em até 2 dias, alguns casos permanecem sem solução por semanas, meses ou até anos, como no caso de Madeleine.

Madeleine McCann foi sequestrada aos 3 anos e o caso continua sem solução até os dias de hoje

Jo Adentunji, editora do The Conversation Renio Unido, relata o seu ponto de vista de como o caso aconteceu na época:

“Durante o tempo em que morava no Reino Unido, Madeleine foi sequestrada e eu me lembro claramente de ver fotos dela constantemente nas notícias. Como eu trabalhava em um centro forense, conversei com psicólogos criminais e médicos forenses sobre os pais da Madeleine, e todos concordamos que a maneira como eles se comportaram era consistente com o que os pais fariam se seus filhos fossem sequestrados. Sua linguagem corporal e dicas verbais indicavam que eles estavam dizendo a verdade.

No entanto, nem todos acreditavam em sua inocência, devido à sua aparente determinação em permanecer no centro das atenções. Na minha opinião, eles estavam tentando manter a história de Madeleine na mídia para aumentar as chances de encontrá-la. Infelizmente, isso não funcionou e ainda não sabemos o que aconteceu com ela ou quem é responsável.

Após o seu desaparecimento, a história de Madeleine tornou-se o pesadelo de todos os pais: seu filho sendo levado por um predador, sem deixar rastros e nunca mais visto.

Embora as circunstâncias em torno do seu desaparecimento não fossem diferentes de outras vítimas, a forma como a família reagiu mudou o rumo da história, tornando o nome de Madeleine conhecido em todo o mundo.

Uma lição importante aprendida a partir do caso de Madeleine é que os pais de crianças desaparecidas devem se envolver ativamente com a mídia para manter a busca por seus filhos.

Embora seja uma tarefa difícil em uma situação tão estressante, a família precisa ser a voz do seu filho desaparecido para manter o interesse público. Essa estratégia foi bem-sucedida no caso de Cleo Smith, uma criança de quatro anos que foi sequestrada durante uma viagem de acampamento com os pais na Austrália em 2021. O mundo inteiro respirou aliviado quando Cleo foi encontrada 18 dias depois.

Infelizmente, essa mesma estratégia não foi suficiente para encontrar Madeleine, mas a esperança de um dia descobrir o que aconteceu com ela ainda permanece”.

Fonte: THE CONVERSATION

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo