Alexandre de Moraes determina bloqueio de novos perfis do influenciador Monark

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de cinco perfis nas redes sociais, do influenciador Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. A decisão foi proferida na última quarta-feira (14) pelo ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o ministro, o influenciador teria divulgado “notícias fraudulentas” sobre a atuação do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão deve ser cumprida pelo Discord, Meta, Rumble, Telegram e Twitter, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. Moraes determinou ainda, que as plataformas tem o prazo de duas horas para cumprir a determinação.

Leia mais:

MP-SP quer que Suzane von Richthofen volte a cumprir pena no regime semiaberto

Caso Boate Kiss: relator no STJ propõe afastar nulidades em condenações do caso

Moraes determina que Monark não divulgue ‘fake news’ sobre o STF ou TSE sob pena de multa

Na decisão, o ministro sustentou que já havia determinado o bloqueio das contas de Monark, mas que o influenciador criou outras e voltou a divulgar notícias falsas sobre a atuação do STF e do TSE.

“Em novo canal criado na plataforma Rumble (https://rumble.com/c/Monarkx), que já conta com 287 mil seguidores, BRUNO MONTEIRO AIUB, conforme relatado pela AEED/TSE, voltou a divulgar notícias fraudulentas acerca da atuação desta SUPREMA CORTE e do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL”, destacou Moraes em trecho de sua decisão.

Além disso, o magistrado também determinou que o influenciador não propague mais nenhuma notícia considerada ‘fake news’ sobre a atuação do STF e o TSE, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia.

Monark
Alexandre de Moraes determina o bloqueio de novos perfis de Monark nas redes sociais

Fonte: CNN