Morre advogada que se formou e atuou no primeiro júri aos 97 anos
A advogada Chames Rolim, famosa por se formar em Direito e atuar no primeiro Júri aos 97 anos, morreu com 103 anos de idade na última segunda-feira (12/04), na cidade de Ipatinga (MG).
Primeiro júri aos 97 anos
Chames participou da sua primeira defesa no Tribunal do Júri, atuando em favor de um réu que foi acusado de ser o mandante da morte do pai. O rapaz foi absolvido.
Na época do caso, Chames afirmou:
Eu sempre achei o Direito muito bonito, conhecer o que é certo e o que é errado, para saber agir. Eu tenho o maior prazer de ter participado desse júri, eu não esperava tanto. Jamais pensei em galgar uma escada tão alta.
Sua filha, Cherrine Rolim, disse à época da formatura que Chames sempre foi uma mulher de visão, mas seus estudos eram impedidos pelo pai conservador, que nunca a deixou se dedicar à vida acadêmica:
Mamãe sempre gostou muito de conversar, sempre teve facilidade para se comunicar, mas meu papai, que era fazendeiro, farmacêutico e retraído, sempre puxava ela para trás, nunca a deixou estudar. Depois que ele faleceu, passados alguns anos, sentindo algum vazio na vida, ela pensou em fazer a faculdade de Direito.
O velório foi realizado em Ipatinga na última terça-feira (13/04) e teve a duração abreviada em virtude da pandemia da Covid-19.
*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais
Leia mais:
Saiba como aumentar a chance de revogar uma prisão
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.