Noticias

Morte de preso do semiaberto do DF é investigada

Na manhã de sexta-feira, 9 de fevereiro, uma tragédia ocorreu no sistema penitenciário do Distrito Federal. Visto que, um preso do regime semiaberto foi baleado fatalmente ao deixar a cadeia. Dielson S. Alves, de 43 anos, tinha acabado de sair do galpão do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria Abastecimento (SIA), quando foi atacado.

Segundo testemunhas e outros presos que estavam no local, um motociclista se aproximou do veículo onde Dielson e outros detentos estavam embarcando e efetuou diversos disparos. Estima-se que pelo menos sete tiros foram deflagrados, sendo fatal para Dielson que morreu no local.

Morte de preso do semiaberto do DF é investigada
Imagem: Reprodução/Google Street View

Leia mais:

STJ nega habeas corpus para Francisco Mairlon, condenado pelo Crime da 113 Sul

Café da Manhã entre Lula e Lira Revela Críticas e Desafios para 2023

O suspeito de cometer a morte

A execução é investigada pela 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro). Especialmente porque Dielson esteve recentemente envolvido em uma tentativa de homicídio. Assim, surge a possibilidade de que o crime esteja ligado a uma vingança ou ajuste de contas.

Resposta do sistema penitenciário

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape) confirmou a morte de Dielson e afirmou que as providências necessárias foram tomadas. Segundo a Seape, Dielson saía para o trabalho no Gama, quando ocorreu o crime. Ele cumpria regime semiaberto no CPP desde abril de 2023.

Logo após os disparos, policiais penais acionaram o Corpo de Bombeiros, que constatou a morte do custodiado. O local foi preservado para perícia, e o caso registrado na 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro). O órgão está em andamento com as investigações para desvendar a motivação e a autoria do crime.

Violência no sistema prisional

O caso da morte de Dielson ressalta a constante violência que assola o sistema prisional brasileiro. Mesmo em regime semiaberto, onde os presos possuem algumas liberdades, a violência se perpetua. Estes episódios geram debate sobre a eficácia do sistema de reabilitação e as medidas de segurança dentro e fora dos estabelecimentos penais.

Fonte: Metrópoles

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo