MPF decide arquivar investigação contra ONGs de Daniel Alves e Emerson Sheik
O Ministério Público Federal (MPF) arquivou o inquérito civil que apurava se ONGs dos jogadores Daniel Alves e Emerson Sheik haviam sido usadas para o recebimento irregular de verbas públicas em convênios firmados em 2021.
De acordo com o órgão, as suspeitas foram noticiadas pelo jornal Folha de São de Paulo antes dos repasses, que estavam reservados no orçamento, serem transferidos. Ocorre que as transações acabaram não sendo efetivadas, o que provocou a perda do objeto da investigação.
Sobre o assunto escreveu o o procurador da República responsável pelo inquérito, Paulo José Rocha Júnior:
“Ante o exposto, considerando que a presente investigação não possui elementos fáticos e jurídicos aptos a embasarem eventual ação civil pública por improbidade administrativa, promovo o ARQUIVAMENTO do respectivo Inquérito Civil.”
Leia mais:
O impacto do true crime na sociedade: a fascinação pelo macabro e sua influência na cultura pop
Daniel Alves e Emerson Sheik tiveram suas ONGs investigadas
De acordo com a reportagem da Folha de São Paulo, a suspeita era de que as ONGs em questão estavam inativas e foram assumidas pelos jogadores com o objetivo de driblar a regra que estabelece a necessidade de as entidades da sociedade civil existirem há pelo menos três anos para firmar acordos de convênio com o Governo Federal.
Ainda segundo o periódico, a ONG Instituto Emerson Sheik, denominado anteriormente de Instituto Qualivida, pediu o cancelamento do convênio. Já a organização de Daniel Alves, Instituto DNA, até sete meses antes de firmar o convênio chamava-se Instituto Liderança e não tinha o jogador como parte dos sócios.
Após a publicação da notícia, as verbas de R$ 2,7 milhões destinadas para a instalação de três núcleos esportivos pelo Instituto Emerson Sheik e 3,5 milhões para a instalação de núcleos de basquete pelo Instituto DNA, a Secretaria Nacional de Esportes (que existia em substituição ao atual Ministério do Esporte) não concluiu o repasse dos valores.
Fonte: Ge