Noticias

MPF inaugura memorial com exposição sobre crimes históricos no Brasil; veja

Inauguração do Memorial do MPF no Rio de Janeiro: um novo espaço cultural na cidade

O Ministério Público Federal inaugura novo espaço cultural no Rio

A cidade maravilhosa acaba de ganhar um novo espaço dedicado à cultura e à história: o Memorial do Ministério Público Federal (MPF). O complexo, inaugurado no dia 18 de setembro de 2023, encontra-se situado em uma região estratégica no centro do Rio de Janeiro.

O propósito deste memorial é narrar parte da história da instituição através de exposições, segundo informou o procurador-chefe da PR/RJ, Sergio Pinel. Inicialmente, estará em foco exposições temporárias, mas o intuito é, gradativamente, reunir um acervo permanente.

mpf
Imagem: Agência Brasil

Leia mais:

Além de golpe de Estado, Bolsonaro pode ser indiciado por mais 3 crimes relacionados ao 8 de janeiro

Armas desviadas do Exército podem derrubar aeronaves e desestabilizar a segurança pública do país

O Memorial do MPF e sua contribuição para o circuito cultural do Rio de Janeiro

A ideia é que a Procuradoria da República no Rio (PR/RJ) integre, com o tempo, o circuito cultural do centro da cidade e se torne um polo para debates de interesse social. “A proposta é que a PR/RJ entre no circuito cultural do centro do Rio e possa ser um ponto de encontro para debates de interesse da sociedade”, destaca o procurador-chefe da PR/RJ, Sergio Pinel.

A inserção de um novo espaço de arte e história na cidade

A primeira obra a estar em exibição neste espaço diz respeito à atuação do órgão contra as violações dos direitos humanos, durante a ditadura militar, de 1964 a 1985. A exposição “Justiça de Transição não é Transação: a Brutalidade e o Jardim” fica aberta ao público a partir do dia 19 de setembro de 2023 e faz-se presente através de obras de arte produzidas durante esse período repressor, bem como peças mais recentes, que abordam tal temática.

Como visitar o Memorial do MPF na cidade do Rio de Janeiro?

A exposição ficará disponível no Memorial até 31 de março de 2024, data em que se celebra os 60 anos do golpe que depôs o então presidente João Goulart e instituiu a ditadura militar no Brasil, sistema que durou 21 anos. O endereço do Memorial do Ministério Público Federal (MPF) é Avenida Nilo Peçanha, 31/6º andar, no centro da cidade, e o funcionamento ocorre nos dias úteis, das 12h às 17h. Para visitas de grupos de 10 pessoas ou mais, é necessário entrar em contato por e-mail.

Um convite à compreensão da nossa história

O Memorial do MPF no Rio de Janeiro surge como uma opção rica em arte e história, proporcionando ao visitante uma visão crítica e reflexiva sobre a trajetória da nossa nação. A sua inserção na rota cultural da cidade promete gerar frutíferas discussões e ampliar a compreensão sobre o nosso passado.

Fonte: Agência Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo