Mulher Abacaxi enfrenta preconceito e transfobia em Londres
O relato de transfobia vivido por Marcela Porto, a Mulher Abacaxi, em Londres
Marcela Porto, 49 anos, mais conhecida como Mulher Abacaxi, compartilhou com seus seguidores no Instagram um episódio de transfobia que enfrentou em um shopping de Londres, na Inglaterra. Junto com uma amiga, Iza Maria, também mulher trans, Marcela foi abordada por uma turista no banheiro feminino, questionando-as sobre o uso do espaço e sugerindo que fossem ao banheiro masculino.
Leia mais:
CNJ esclarece que resolução não determina libertação de agressor de creche em Blumenau
Chocante! Cabana 28: A horripilante cena de crime sem solução que abalou a família Sharp!
O que aconteceu no shopping em Londres?
De acordo com o relato de Marcela, ambas estavam no banheiro do shopping quando uma mulher com burca se aproximou e começou a falar em uma língua desconhecida. A turista então indicou o banheiro masculino, mostrando desconforto com a presença delas no espaço feminino.
Marcela mostrou seu documento à mulher para comprovar sua identidade e defendeu sua amiga, destacando que não importava se Iza era uma mulher ou um homem. Diante dos comentários preconceituosos, Marcela retrucou com xingamentos, como “piranha” e “fuck you”.
Transfobia na Europa: um problema ainda presente
No vídeo publicado no Instagram, Marcela lamenta o ocorrido e recorda que esta foi a segunda vez que passou por uma situação de preconceito. A primeira foi no Brasil, em uma academia. Marcela aproveita para reforçar que, apesar da imagem de tolerância, o preconceito e a transfobia também estão presentes na Europa.
Em sua legenda no vídeo, faz um apelo pelo fim do preconceito, lembrando que a “TRANSFOBIA É CRIME!”. A publicação chama a atenção para a problemática da transfobia no mundo e, apesar de ocorrer em um continente conhecido pela maior aceitação à diversidade, revela que ainda há um longo caminho a ser percorrido no combate a esse tipo de discriminação.