Noticias

Mulher com câncer consegue salvo-conduto para cultivar Cannabis sativa para tratamento

mulher com câncer

Mulher com câncer consegue salvo-conduto para cultivar Cannabis sativa para tratamento

Uma mulher com câncer de estômago conseguiu um salvo-conduto para garantir que não seja presa pela importação de sementes de Cannabis. A liminar em habeas corpus, que também garantiu à paciente o plantio, cultivo e extração de óleo e flores para fins medicinais, foi concedida pela juíza federal substituta Sandra Regina Soares, da seção judiciária do Paraná. Confira mais detalhes a seguir:

No pedido, a defesa descreveu a situação atual da paciente, que se encontra em tratamento de neoplasia gástrica, e as dificuldades inerentes à doença. A defesa também ressaltou os resultados positivos do uso da Cannabis sativa, que tem oferecido à mulher melhor condição de saúde e de vida. Enfim, foi apresentada receita médica prescrevendo canabidiol, juntamente com termo de responsabilidade e laudo médico.

Sendo assim, a defesa requereu salvo-conduto para que a mulher possa importar sementes e cultivar plantas de Cannabis. O pleito também abrangeu a possibilidade de extrair óleo medicinal e produzir flores para vaporização. Ao analisar o pedido, a juíza federal substituta Sandra Regina Soares entendeu presentes os requisitos à concessão da tutela, diante do risco de prisão por tráfico ou contrabando.

A magistrada considerou evidente que o plantio se destina ao tratamento de saúde. Destacou, ainda, que os derivados de Cannabis foram prescritos por médico e que a paciente percebeu melhora imediata dos sintomas do tratamento. Nas palavras da juíza federal,

Impedir que a paciente pratique os atos almejados prejudicará sobremaneira o seu tratamento e sua qualidade de vida, causando prejuízos à sua saúde.

O número do processo não foi divulgado em face de segredo de Justiça.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
JurisprudênciaNoticias

STJ: a conduta do art. 28 da Lei 11.343/06 admite transação penal e suspensão condicional do processo

JurisprudênciaNoticias

STJ: assistente de acusação pode arrolar testemunhas, desde que respeitado o limite de 5 pessoas

JurisprudênciaNoticias

Ministro do STJ repudia tese de legítima defesa da honra em caso de feminicídio

Noticias

Ladrões são presos em flagrante após furar o fundo de cofre de agência bancária

Receba novidades em seu e-mail