Multa pesada: Mulher recusa bafômetro, mas é penalizada após postar foto com cerveja ao volante
Mulher é multada por se recusar a fazer teste do bafômetro após postar foto com cerveja enquanto dirigia
Em um incidente recente na BR-040, em Minas, uma mulher recebeu uma multa no valor de R$ 2.934,70 e teve sua permissão para dirigir suspensa por 12 meses.
A penalidade foi aplicada após a condutora se negar a realizar o teste do bafômetro quando abordada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia mais:
Falsa diretora do PL aplica golpes vendendo passagens aéreas falsas para Portugal
Publicação em rede social levou à descoberta
A imagem que levou à penalidade foi publicada pela própria condutora em uma rede social. Na foto, a mulher aparece segurando uma garrafa de cerveja enquanto dirigia. A PRF descobriu a referida publicação, o que resultou na abordagem e subsequente penalidade.
Identificação do delito e consequências
Segundo o inspetor da PRF, Aristides Amaral Junior, a multa foi aplicada devido à recusa da mulher em soprar o etilômetro, uma infração coberta pelo artigo 165-A do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
A lei prevê que no caso de recusa em fazer o teste do bafômetro, o motorista deve sofrer as mesmas penalidades de quem é flagrado alcoolizado pelo teste.
Legislação de trânsito prevê medidas adicionais
Além da multa, a mulher teve sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e recolhida, e o veículo retido. Se o infrator for pego cometendo a mesma infração dentro de um período de 12 meses, o valor da multa dobra.
As mesmas penalidades e medidas administrativas são aplicadas a motoristas que testam positivo para álcool no sangue durante o teste do bafômetro.
Beber e dirigir: quais os riscos?
O consumo de álcool antes de dirigir tem várias consequências prejudiciais à segurança. De acordo com estudos citados pela PRF, o consumo de álcool pode prejudicar a habilidade do motorista de realizar várias funções ao mesmo tempo, além de diminuir o nível de concentração, retardar os reflexos, aumentar a sonolência e dificultar a compreensão de informações sensoriais.
Dirigir sob a influência de álcool coloca em risco a vida do condutor e de outras pessoas no trânsito.
Esse caso é um lembrete importante de que as leis de trânsito existem para proteger todos os usuários da estrada, e que as consequências de não as seguir podem ser graves.
Fonte: Estado de Minas