Mulher questiona Gilmar Mendes se “crime compensa” no Brasil
Na terça-feira, 15 de novembro, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter após a publicação de um vídeo onde uma brasileira o questiona sobre o crime compensar.
Mulher questiona ministro Gilmar Mendes se o “crime compensa”
Gravado em Nova York, nos Estados Unidos, o vídeo mostra uma mulher se aproximando de Mendes para conversar com ele sobre voltar para o Brasil.
Em espanhol, ela o questiona: ”O crime compensa no Brasil?”
O ministro ri e diz que não sabe. A mulher, por sua vez, volta a perguntar a mesma coisa, mas Mendes não responde.
Não satisfeita, ela fala que está “muito feliz” com o “futuro presidente do Brasil”.
A viagem dos ministros do STF a Nova Iorque foi marcada por vários protestos.
Além deste caso, um grupo de brasileiros cercaram o hotel onde eles protestavam contra as decisões da Suprema Corte.
Ministros do STF já haviam sido hostilizados no domingo em Nova York
No domingo, 13 de novembro, manifestantes hostilizaram os ministros, que estão em Nova York para participar do evento do Lide Brazil Conference, entre 14 e 15 de novembro.
Os manifestantes também ofenderam Alexandre de Moraes na ocasião, no domingo, após a chegada dos ministros.
Segurando cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas” e com vestimentas nas cores verde e amarelo, os manifestantes faziam gritos de ordem: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao ministro, que é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Moraes aparece em um dos vídeos ao ser reconhecido no restaurante Brasserie Française e chega a se levantar da mesa a se dirigir a uma jovem vestida com a camisa da Seleção Brasileira. A voz de um homem o desafia a concretizar uma suposta ameaça de agressão.
Em outro momento, na Times Square, o ministro Luís Roberto Barroso também já havia sido abordado na rua por uma mulher que disse:
“Nós vamos ganhar essa luta. Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Que a gente vai ganhar essa luta, cuidado. O povo brasileiro é maior do que a nossa Suprema Corte.”
Em seguida, Barroso entra em uma loja e diz: “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem.”
Fonte: Poder 360