Noticias

NASA está investigando possível primeiro crime cometido no espaço

Canal Ciências Criminais
NASA está investigando

NASA está investigando possível primeiro crime cometido no espaço

A NASA está investigando a primeira acusação da história de um crime cometido no espaço. Conforme o jornal The New York Times, o caso envolve a astronauta Anne McClain, que foi acusada de acessar ilegalmente e sem autorização a conta bancária da esposa, a agente de inteligência da Força Aérea estadunidense Summer Worden, enquanto estava a bordo da Estação Espacial Internacional.

Em síntese, a acusação tem como pano de fundo um processo de divórcio por qual estão passando Anne e Summer. Como na maioria dos casos de divórcio, há atritos entre as partes. Com a astronauta Anne e a agente Summer, não poderia ser diferente diferente. Summer acusa Anne de bisbilhotar sua conta bancária enquanto estava em uma missão a bordo da Estação Espacial Internacional.

Astronauta nega prática de crime

O intuito de Anne seria os extratos bancários e hábitos de consumo, tratando-se, portanto, de uma conduta ilegal. Já Anne nega que houve alguma irregularidade na ação e alega que, como de costume, checava as contas do casal, sempre com o consentimento de sua companheira. De acordo com o advogado de Anne, Rusty Hardin, sua cliente está cooperando com as investigações e nega ter praticado qualquer ato ilícito. 

Esta situação inédita deve ser resolvida de alguma forma e, como é de se imaginar, existem regras para lidar com situações jurídicas a bordo da Estação Espacial Internacional, estabelecidas pelas agências espaciais dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Rússia e União Europeia. Esta pode ser a primeira vez que irão aplicar tais disposições desde a criação da estação, em 1998.

NASA está investigando o fato

Summer Worden encontrará dificuldades em provar tal acusação. Isso porque, em se tratando da NASA, com sistemas computacionais complexos e com elevado nível de segurança, o acesso a algumas informações para aclarar eventuais incongruências advindas de um processo de divórcio não será tão fácil. O casal também trava uma disputa acirrada pela custódia do filho, que nasceu após as duas se conhecerem.

Summer Worden registrou uma queixa na Federal Trader Commission. Já sua família apresentou outra no escritório do Inspetor-Geral da NASA. Em resumo, a acusação é de que McClain praticou roubo de identidade e acesso indevido de registros financeiros.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Continue lendo
Receba novidades em seu e-mail