Noticias

Homens negros e jovens são as principais vítimas de homicídios dolosos no Espírito Santo

Vítimas de homicídios dolosos no Espírito Santo: um retrato de 2022

A violência é uma chaga aberta na sociedade brasileira e o Espírito Santo não foge à regra. Em 2022, os dados apontam um perfil predominante para as vítimas de homicídios dolosos no estado: jovens, homens e negros.

A maioria destas vítimas tinha idade entre 15 e 29 anos, representando 52%. Uma porcentagem alarmante que não pode ser ignorada, e que foi divulgada na primeira edição do Anuário Estadual da Segurança Pública.

vítimas
Imagem: CNN

Leia mais:

OAB pede julgamento presencial para casos do 8/1

Polícia prende boneco Chucky com direito a foto e algemas

Jovens negros são as principais vítimas

Os números são assustadores: 82% eram negros e 91% eram do sexo masculino. A parcela de vítimas brancas atingiu o índice de 15% e sobre 3% das vítimas, a raça não pôde ser determinada. Mulheres representaram 9% do total desses crimes, que totalizaram 1.000 em 2022 no estado, registrando uma das menores taxas dos últimos 10 anos. Chama a atenção ainda que mais da metade dessas vítimas (51%) não tinham passagem pela polícia.

Os grupos vulneráveis nos homicídios dolosos

O anuário também traz dados que refletem a vulnerabilidade de certos grupos sociais. Entre as vítimas, nove faziam parte da comunidade LGBTQIA+, 11 eram pessoas em situação de rua, três eram policiais militares, quatro estavam recolhidos em regime fechado, quatro no semiaberto e seis eram taxistas ou motoristas de aplicativo.

Entre as crianças de 0 a 10 anos que foram vítimas de homicídio doloso, três foram mortas pelos próprios pais.

Quais foram os meios mais utilizados nesses crimes?

De acordo com o Anuário, as armas de fogo e as armas brancas foram as mais utilizadas nesses crimes, presentes em 41% dos casos. Instrumentos contundentes e o espancamento foram utilizados em 3% dos casos e para 12% das mortes, o instrumento utilizado não foi relatado.

A residência foi o local mais comum onde ocorreram esses homicídios, representando 41% dos casos, seguido pela via pública (34%), bares/comércios (11%), área rural (5%), entre outros locais.

E os municípios com maior incidência de homicídios?

Vila Velha, seguida por Serra, Cariacica, Vitória e Linhares, foram os municípios com maior número de homicídios. Por outro lado, a pesquisa revelou que 12 municípios do estado não registraram nenhum homicídio doloso no ano de 2022.

Esses dados retratam um quadro sombrio que precisa ser enfrentado com políticas públicas efetivas de segurança e proteção às populações mais vulneráveis. Afinal, por trás de cada número, há uma vida que foi interrompida e uma família que ficou em luto.

Fonte: Século Diário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo