Noticias

Nelson Bolaños: conheça a história horripilante do serial killer que drogava e matava homossexuais

Serial killer de Bilbau: Nelson Bolaños detido jovem colombiano suspeito de assassinar homossexuais

Nelson David Moreno Bolaños, um colombiano de 25 anos e já conhecido das autoridades, foi detido após investigações levarem-no como principal suspeito na morte de, pelo menos, quatro homossexuais em Bilbau, na Espanha. A detenção foi realizada pela polícia do País Basco, a Ertzaintza, que vinha seguindo seu rastro nos últimos dois meses.

De acordo com relatos convergentes, Nelson adotava o pseudónimo de “Carlos” e se aproximava de suas vítimas através de aplicações de encontros voltadas para a comunidade gay, como Wapo ou Grind. Sua tática consistia em fazer suas vítimas ingerirem ecstasy líquido em doses letais, em seguida roubava senhas e obtinha acesso às contas bancárias das vítimas, sacando dinheiro ou realizando transferências.

Nelson Bolaños
Nelson Bolaños: conheça a história horripilante do serial killer que drogava e matava homossexuais 3

LEIA MAIS:

Caso Rafael Puglisi: polícia afirma que morte do dentista dos famosos é tratada como suspeita

Caso Larissa Manoela: atriz toma decisão DRÁSTICA que pode afetar os rumos da investigação

O que motivou a detenção de Nelson Bolaños?

Uma denúncia em outubro de 2021 levantou suspeitas quando foram sacados milhares de euros das contas bancárias de um homem de 43 anos, que faleceu. Desde então, outros três homens homossexuais também morreram em circunstâncias parecidas. Espera-se que a detenção de Nelson permita esclarecer e pôr fim a esse clima de medo que se instalou na cidade.

Como foi a primeira denuncia?

Nelson Bolaños foi denunciado anteriormente por um homem que, apesar da tentativa de assassinato, conseguiu escapar com a ajuda dos vizinhos. Nelson Bolaños tentou estrangulá-lo e acabou fugindo, deixando para trás sua mochila, passaporte e a droga utilizada para matar suas vítimas. Esse facto ajudou as autoridades a montarem o perfil do serial killer e iniciarem a busca pelo suspeito.

É importante recordar que Bolaños pediu asilo a Espanha em 2019, mas o pedido foi negado. O colombiano possui cadastro por fraude e estava no país ilegalmente. Sua ação não se limitou a Bilbau, como se pensava inicialmente, mas se estendeu por outras partes do País Basco e talvez até de Espanha.

Repercussão dos crimes e ações da comunidade LGBTQIA+

Organizações LGBTQIA+, como o Observatório Contra a Homofobia da Catalunha e a Plataforma Trans Estatal, estão exigindo uma investigação rigorosa dos crimes. Estas entidades pedem políticas públicas que previnam e identifiquem episódios de fobia e violência contra a comunidade LGBTQIA+, para que crimes como estes possam ser prevenidos e os responsáveis, julgados e penalizados.

canalcienciascriminais.com.br detido na espanha jovem colombiano suspeito de assassinar gays o terror de bilbau desmascarado nelson bolanos
Nelson Bolaños: conheça a história horripilante do serial killer que drogava e matava homossexuais 4

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo