Noticias

O novo golpe de R$7,5 bilhões nos bancos brasileiros

Vídeo de celebridades é usado por cibercriminosos em novo golpe

O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil revelou que existe cerca de R$ 7,5 bilhões ‘esquecidos’ em bancos, e esses recursos pertencem tanto a pessoas físicas quanto a empresas. Diante de tal cenário, cibercriminosos têm se aproveitado para aplicar golpes usando vídeos verdadeiros de celebridades como iscas para enganar os clientes dos bancos.

Os golpistas utilizam uma série de estratégias para fazer seus golpes parecerem legítimos. A Kaspersky, uma empresa especializada em cibersegurança e privacidade digital descobriu recentemente um novo golpe nessa linha, onde os cibercriminosos se passam por atendentes de suporte do governo e solicitam uma “taxa de saque” falsa para liberar os valores a receber.

golpe
Foto: Reprodução/InvestNews

Leia mais:

Barroso mantém Alexandre de Moraes em inquérito de golpe, negando pedido de Bolsonaro

Senado aprova projeto que extingue ‘saidinhas’ prisionais mas preserva educação externa

Entenda como o golpe funciona

A vítima recebe a informação de que ela tem “Valores a Receber” e para liberar esses valores é solicitado um pagamento de uma suposta “taxa de saque”. O golpe começa com um vídeo patrocinado de uma celebridade sendo compartilhado nas redes sociais, promovendo o programa do dinheiro esquecido. A vítima é levada a acessar um link fraudulento que remete a um portal que tem um layout muito similar ao site oficial do governo.

Dentro desse site malicioso, é pedido para a vítima inserir o número do CPF para checar o saldo a receber. O golpista, porém, já tem acesso a uma base de dados vazada e, assim, informa automaticamente o nome completo da vítima e pede a confirmação da filiação. Todo esse processo tem o objetivo de parecer legítimo e ganhar a confiança da vítima.

O agravamento do golpe

Após a vítima confirmar seus dados, ela é levada para uma interação via chat e recebe áudios supostamente do suporte do Governo. O golpista confirma que tem um valor a ser recebido, que varia de três a seis mil reais, mas para liberar esse dinheiro é necessário pagar uma taxa federal falsa. Dessa forma, é gerada uma guia de pagamento no valor de aproximadamente 70 reais.

Por isso, é muito importante ter cuidado com qualquer pedido que solicite pagamento de taxas ou fornecimento de dados pessoais. É sempre bom lembrar que a consulta ao Sistema de Valores a Receber do Banco Central é gratuita e não requer o pagamento de quaisquer taxas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo