Noticias

Número de homicídios no Brasil é o menor em 14 anos

O índice nacional de homicídios, criado pelo G1 em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, constatou que o número de assassinatos registrados no ano de 2021 caiu 7% em relação ao ano de 2020. Esse é o menor índice coletado desde 2007.

Para os especialistas do Fórum Brasileiro e do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, a queda no número de homicídios é motivada por diversos fatores, tais como: profissionalização do mercado de drogas brasileiro; maior controle e influência dos governos sobre os criminosos; apaziguamento de conflitos entre facções; políticas públicas de segurança e sociais; e redução do número de jovens na população.

A diminuição dos homicídios apresentados no ano de 2021 retoma a tendência de queda que já vinha sendo registrada. Segundo o balanço das pesquisas dos anos anteriores, o número de vítimas do crime do artigo 121 do CP, vinha caindo, mas no ano de 2020 cresceu cerca de 5%, e agora voltou a cair.

Foram registrados em todo o país 41.069 casos, o que significa uma redução de 3.049 vítimas em relação ao ano de 2020. A maior queda registrada foi no estado do Acre, que apresentou uma redução de 38%. A região Norte foi a única que registrou um aumento nos casos: foram 10% a mais de casos de morte violenta, sendo o Amazonas o estado que registrou a maior alta.

Leia também

Brasileiros são presos na Tailândia por tráfico internacional de drogas


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo