ArtigosColunas EspeciaisCrimes que Chocaram o Mundo

O massacre de Columbine


Por Cezar de Lima e Felipe Faoro Bertoni


20 de abril de 1999 era um dia comum para a maioria dos estudantes, funcionários e professores da Columbine High School, em Colorado, mas não para Eric Harris e Dylan Klebold. Os dois estudantes, fortemente armados, abriram fogo contra alunos e professores de uma escola norte-americana, deixando como um rastro de sangue de 15 pessoas mortas e 23 feridas antes de colocarem fim às próprias vidas.

Eis o massacre de Columbine, que deixou o mundo perplexo.

CASO

Eric Harris e Dylan Klebold ingressaram na Columbine High School, situada na cidade de Littleton, no estado americano do Colorado, e após cometerem o massacre (matando 12 colegas e um professor) cometeram suicídio. A tragédia ganhou a atenção do mundo por ter sido transmitida, em grande parte, ao vivo, pelas redes de televisão dos Estados Unidos.

As investigações deram conta de que influências neonazistas e vingança pessoal foram os motivos que impulsionaram os jovens a cometerem esses graves atos criminosos. Ambos não eram populares e preferiam a interação virtual à interação real, encontrando amparo e acolhimento em um grupo chamado Máfia da Capa Preta.

ericcapajpg

Os atiradores durante o massacre

Depois de planejarem a execução do massacre, deram início aos fatos por volta das 11h20min do dia 20 de abril de 1999, ocasião em que os jovens, vestidos com roupas escuras, ingressaram no colégio com bombas artesanais e armas letais.

Os primeiros alunos alvejados estavam na cantina da escola, local onde se iniciou o massacre. Posteriormente, alunos e professores encerraram-se na biblioteca onde ficaram rezando por suas vidas, enquanto os dois jovens prosseguiam em sua jornada sanguinária.

O desespero e o terror dos estudantes e funcionários da escola perdurou aproximadamente 40 minutos, quando, por volta das 12h08min, os assassinos se suicidaram, colocando um ponto final ao macabro episódio que tornou a Columbine High School mundialmente famosa.

OS AUTORES DO CRIME

Ambos os adolescentes, Eric Harris e Dylan Klebold, cursavam o 3º ano do Ensino Médio e teriam planejado o atentado com antecedência. Há informações de que os adolescentes eram introvertidos e não gozavam de prestígio entre os mais populares. Ainda, constam indicativos de que os atiradores tiveram como alvo principal estudantes hispânicos e negros.

double2

Eric Harris e Dylan Klebold

O DIA APÓS O CRIME

O massacre teve uma repercussão tão grande que no dia seguinte o Presidente dos Estados Unidos à época, Bill Clinton, afirmou, em entrevista, que o país estava em choque. O colégio ficou fechado por um grande período até o momento em que apurou que o prédio não havia mais bombas escondidas.

Fato é que mesmo com a reabertura do colégio e a retomada das atividades escolares, Columbine nunca mais foi a mesma. Sua história foi manchada com sangue, um sangue eternamente gravado no coração e na memória das vítimas do massacre e de seus familiares.

victims

As vítimas do massacre

CRIMES SEMELHANTES

13 anos depois, em 2012, o estado do Colorado se deparou com outro massacre semelhante. Na oportunidade, um atirador mascarado matou 12 pessoas e feriu diversas outras que estavam inocentemente assistindo a estreia do filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”, em uma sala de cinema da cidade de Denver (tema de uma próxima coluna).

cezar2

_Colunistas-FelipeFaoro

Autor

Advogado (RS)
Continue lendo
ArtigosTribunal do Júri

"Questão de ordem" e "pela ordem": você sabe quando se deve usá-las no Tribunal do Júri?

ArtigosNo plenário

Em caso de nulidade, quebre o vaso

ArtigosDireito Constitucional

Quem tem medo da presunção de inocência?

ArtigosProcesso Penal

Um dilema sobre a prescrição: impunidade ou garantia?

Receba novidades em seu e-mail