Noticias

Quem foram e como morreram de forma brutal as ‘Bruxas de Salem’?

Caça às Bruxas de Salém: Uma histeria coletiva que marcou a história

Em 1692 e 1693, ocorreu nos Estados Unidos uma série de eventos que até hoje provocam arrepios: a caça às bruxas de Salém. Mais de 150 pessoas foram presas e 25 perderam suas vidas naquele período de pânico e injustiça.

Contextualizando, a região de Salém era uma colônia britânica assolada por conflitos indígenas e plágio de pequenos crimes e disputas territoriais. Os puritanos estabeleceram um governo onde a igreja tinha total domínio, e as mulheres manifestavam uma posição de sujeição aos homens.

Bruxas de Salem
Quem foram e como morreram de forma brutal as 'Bruxas de Salem'? 3

LEIA MAIS:

Dois helicópteros da polícia são fuzilados em megaoperação contra o tráfico no RJ

Brasileiros desaparecidos em Israel: confira tudo que se sabe até agora

Por onde tudo começou?

Tudo iniciou-se em fevereiro de 1692, quando Betty Parris, filha de um ministro religioso, apresentou sintomas estranhos. Ela se contorcia em dor, gritava e sofria de febre, dentre outras manifestações que, na época, não foram diagnosticadas. Posteriormente, outras seis meninas desenvolveram sintomas semelhantes, e a hipótese de bruxaria começou a ganhar força.

Uma onda de pânico

Uma obra literária da época, chamada “Memoráveis Providências”, escrita por Cotton Mather, retratava um caso de bruxaria e teve role importante na propagação do pânico. O comportamento de uma das vítimas do suposto ataque de bruxa descrevia semelhanças comportamentais com o caso de Betty, inflamando a suspeita coletiva.

Bruxas de Salem
Quem foram e como morreram de forma brutal as 'Bruxas de Salem'? 4

O julgamento das Bruxas de Salém

A primeira suspeita recaiu sobre a escrava Tituba, que contava histórias de bruxas para as meninas. A partir disso, a histeria se espalhou rapidamente com mais mulheres sendo acusadas, julgadas e muitas vezes condenadas à pena de morte. Mais de 150 suspeitos foram presos e houve 20 execuções, incluindo um homem que foi esmagado por pedras. Até mesmo dois cães foram sentenciados à morte, acusados de serem cúmplices das supostas bruxas.

Os julgamentos das Bruxas de Salém são hoje considerados um exemplo clássico de histeria coletiva, ilustrando o poder da superstição e da febre do medo no comportamento humano.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo