Noticias

Você sabe o que é Phishing? Conheça o crime dominante na Internet e que vem crescendo

Relatório anual da Cloudflare alerta para continuado crescimento do phishing

O universo da segurança cibernética está em constante alerta. Um relatório divulgado no dia 15 de agosto de 2023 pela Cloudflare, gigante do ramo de segurança, desempenho e confiabilidade da Internet, trouxe novos desdobramentos que apontam que o phishing continua sendo o crime cibernético que mais cresce, especialmente quando falamos de e-mails.

Neste contexto em que as perdas de comprometimento de e-mail comercial (BEC) ultrapassaram a marca dos US$ 50 bilhões, o relatório sinaliza que não apenas grandes organizações são alvos desses criminosos. Empresas de pequeno porte, entidades locais e até mesmo o setor público estão vulneráveis a este tipo de golpe.

phishing
Você sabe o que é Phishing? Conheça o crime dominante na Internet e que vem crescendo 3

LEIA MAIS:

Inacreditável! Homem mata ex-esposa na frente do bebê em live do Instagram

O mundo está em choque! Polícia encontra partes de corpos de 13 pessoas em freezers no México

O alcance do phishing é global

O Cloudflare reforça que o phishing não é um problema limitado a setores específicos ou grandes empresas. Pelo contrário, o crime digital tem se infiltrado em todos os cantos da internet, atingindo desde membros de alto escalão de grandes empresas a funcionários governamentais e consumidores habituais.

Um exemplo evidenciado no relatório refere-se ao período anterior às eleições intermediárias nos Estados Unidos em 2022. Durante os três meses que antecederam as votações, a Cloudflare identificou e impediu que aproximadamente 150 mil e-mails de phishing chegassem até os servidores das campanhas políticas.

Quais são os principais objetivos do phishing?

Do ponto de vista dos criminosos, o relatório mostra que as campanhas de phishing buscam alcançar dois principais objetivos: conseguir alguma forma de autenticidade aos olhos da vítima e persuadi-la a interagir ou clicar em um link malicioso.

Algumas das principais conclusões do relatório incluíram a detecção de que links maliciosos foram a categoria de ameaça número 1, representando 35,6% das ameaças. Já as ameaças de fraude de identidade demonstraram um crescimento significativo, passando de 10,3% para 14,2% das detecções totais.

phishing
Você sabe o que é Phishing? Conheça o crime dominante na Internet e que vem crescendo 4

Autenticação de e-mail não é suficiente

Outra constatação importante é que a autenticação de e-mail, sozinha, não consegue barrar as ameaças. Segundo o relatório, a grande maioria (89%) das mensagens indesejadas conseguiu “passar” pelos controles de autenticação SPF, DKIM ou DMARC.

No entendimento de Matthew Prince, CEO da Cloudflare, “o phishing é uma epidemia que se infiltrou nos cantos mais distantes da Internet, atacando a confiança e fazendo vítimas, desde CEOs a funcionários do governo e o consumidor comum. Mensagens de e-mail e links maliciosos são parceiros nefastos no crime quando se trata da forma mais comum de ameaças da Internet. As organizações de todos os tamanhos precisam de uma solução Zero Trust que englobe a segurança de e-mail.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo