Noticias

OAB aprova desagravo a Zanin por agressões em aeroporto

O Conselho Federal da OAB aprovou um desagravo em favor do advogado Cristiano Zanin após as ofensas sofridas por ele no aeroporto de Brasília em razão do exercício da advocacia. Na ocasião, Zanin estava no banheiro do aeroporto quando passou a ser filmado e ofendido com palavras como “corrupto”, “bandido”, “safado”.

OAB
Cristiano Zanin é hostilizado em Brasília. Imagem: Correio Braziliense

OAB se posiciona a favor de Cristiano Zanin

O desagravo foi proposto pelos conselheiros Ulisses Rabaneda, Alex Sarkis e Ricardo Breier, e acontecerá na sessão do Conselho Federal do dia 6/2, pela manhã.

Segundo a Ordem dos Advogados, o praticado pelo agressor, não atingiu apenas o advogado Cristiano Zanin, mas ofende toda a advocacia.

“A atitude ofensiva ao referido advogado, atinge a toda advocacia nacional. Não há como tolerar agressões a colegas pelo simples ato do exercício da advocacia. A medida requerida do desagravo público fortalece e fortalecerá o compromisso e trabalho institucional de agir sempre e incondicionalmente para a defesa intransigente da dignidade e valorização da advocacia.” ressaltaram os advogados


Na petição que solicitou o desavrago, o Grupo “Prerrô” de advogado, ressaltou que durante toda a carreira, Zanin, que atua na defesa de Lula, pautou-se pela ética e pela técnica, honrando a profissão que desempenha.

“É evidente que mencionadas agressões se deram, exclusivamente, em razão do exercício profissional. É de se notar, nesse sentido, que o Dr. ZANIN não ocupa cargo e não é um homem público; sua notoriedade, que lamentavelmente provoca a ira de bestas-feras como a autora do vídeo, advém tão somente da advocacia. De sua atuação profissional.” Destacou o grupo de advogados

O Prerrô ainda solicitou que o Conselho Federal adote as providências judiciais e extrajudiciais cabíveis para prevenir ou restaurar o império do Estatuto, em sua plenitude.

Além disso, expediram um ofício direcionado ao ministério da Justiça, à Procuradoria Geral e ao Ministério Público do Distrito Federal, para que as autoridades adotem as medidas cabíveis com o fim de garantir a integridade física do advogado, além disso, eles também oficiaram o ministro Alexandre de Moraes pedindo que ele apure a conduta do homem que ofendeu Cristiano Zanin.

Fonte: Migalhas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo