Noticias

Onda de violência no México foi causada por filho de El Chapo; entenda

Violência explode em Culiacán com a captura de Ovidio Guzmán López, o “El Ratón” filho de El Chapo

No dia 5 de janeiro de 2023, o Estado de Sinaloa, localizado ao norte do México, foi palco de um despertar violento. Uma intensa troca de tiros entre as forças de segurança e membros do crime organizado marcou o início do dia, quando Ovidio Guzmán López foi preso pelas autoridades.

Ovidio é filho de Joaquín Guzmán, conhecido mundialmente pelo apelido “El Chapo”. Até a sua detenção, El Chapo era uma das figuras mais ricas do globo e era o cabeça do cartel de Sinaloa. Este cartel é até hoje, segundo promotores americanos, a principal fonte de drogas para os Estados Unidos.

El Chapo
Onda de violência no México foi causada por filho de El Chapo; entenda 3

LEIA MAIS:

Ditadura no Chile: entenda como o país puniu os militares que cometeram crimes durante o regime

OAB exige investigação no caso do promotor que comparou advogada a cadela

Situação recorrente em Culiacán?

Esta não é a primeira vez que tal cena é vista em Culiacán. Há cerca de quatro anos, Ovidio foi preso em circunstâncias similares. Porém, devido à violenta reação enfrentada pelas Forças Armadas mexicanas, ele foi solto nas horas seguintes. O episódio, que mergulhou a cidade no caos, ficou conhecido como “Culiacanazo”.

Quem é Ovidio Guzmán López, o “El Ratón”?

Apelidado de “El Ratón” ou “El Nuevo Ratón” (O rato ou O novo rato), Ovidio Guzmán López é um criminoso de alta periculosidade. Ele é acusado de tráfico de drogas pelas autoridades americanas e é apontado como um dos líderes do cartel de Sinaloa.

El Chapo
Onda de violência no México foi causada por filho de El Chapo; entenda 4

Poder dos filhos de El Chapo

Os filhos de El Chapo, incluindo Ovidio, tendem a ser vistos como violentos impetuosos, que não possuem habilidades estratégicas tão acuradas quanto as do pai. No entanto, de acordo com o agente especial da DEA (Drug Enforcement Administration), órgão americano responsável pela repressão e controle de narcóticos, Ray Donovan, eles ascenderam nas fileiras do cartel de Sinaloa e assumiram toda a organização após a prisão de El Chapo.

O poder real dos filhos de El Chapo dentro do cartel, no entanto, permanece um mistério. No passado, havia rumores de que estavam em uma luta pelo controle da organização com Ismael “El Mayo” Zambada, outro proeminente traficante de drogas.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo