NoticiasDireito Penal Eleitoral

Após declaração sobre ‘primeira-dama de verdade’, Onyx Lorenzoni é acusado de homofobia

Iniciadas as programações do segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul, o candidato Onyx Lorenzoni disse durante o horário eleitoral que o estado terá “um governador e uma primeira-dama de verdade”, como um ataque ao candidato à reeleição, Eduardo Leite, que assumiu a sua homossexualidade no ano passado.

onyx
Onyx e Leite. Imagem: Correio Braziliense

Declaração de Onyx Lorenzoni foi considerada homofóbica

A coligação de Eduardo Leite e seus apoiadores consideram a fala do candidato com caráter homofóbico, eis que o atual governador tem relacionamento com o médico Thalis Bolzan, enquanto que Onyx é casado com a personal trainer Denise Veberling.

Confira a fala completa:

“Os gaúchos e as gaúchas entenderam que vão ter, se for da vontade de Deus e do povo gaúcho, um governador e uma primeira-dama de verdade, que são pessoas comuns e que têm uma missão de servir e transformar a vida dos gaúchos para melhor.”

A internet repudiou a fala do candidato Onyx, mas até então o candidato Eduardo Leite ainda não se manifestou.

“O nível a que chega a campanha homofóbica de Onyx Lorenzoni é repugnante. Na propaganda eleitoral de hoje, falou em ‘ter uma primeira dama de verdade’.”

O ex-assessor do candidato Eduardo Leite também se manifestou sobre a fala de Lorenzoni:

“A campanha de Onyx Lorenzoni chegou ao fundo do poço: atacar pessoalmente Eduardo Leite com homofobia. É esse o governador que o Rio Grande merece?”.

Após o episódio, muitos internautas declararam apoio ao candidato Eduardo Leite. O repúdio foi acompanhado por internautas que declararam voto em Leite após o episódio.

Lorenzoni se manifestou nas redes sociais, considerando a situação como um “ataque”.

“Acúmulo de 30 anos de vida pública defendendo as liberdades individuais. Como cristão respeito o livre arbítrio de cada um. A verdade para nós é um valor, não um adjetivo. Interpretações distintas, distantes da realidade ou tentando criar um clima de animosidade, como aqueles que me acusam de fazer algo que nunca fiz, são de responsabilidade de quem as faz e que vai arcar com elas judicialmente”.

Esta quinta-feira marcou o retorno do horário eleitoral gratuito no Rio Grande do Sul. As campanhas de Onyx e Leite haviam acordado o adiamento da estreia, que estava marcada para a sexta-feira passada.

Fonte: Globo

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo