Noticias

Operação Ateliê: Polícia Federal investiga tráfico de influência na OAB/SP

Foi deflagrada nesta segunda-feira (16) a operação Ateliê da Polícia Federal (PF), que tem a finalidade de investigar supostos crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa, supostamente praticados no âmbito da Seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP).

Segundo informações da Polícia Federal, dois advogados foram afastados de suas funções na entidade, de maneira cautelar.

Os agentes da Polícia Federal cumprem seis mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santana de Parnaíba e Jundiaí.

A operação é um desdobramento da Operação Biltre, que tinha por fim investigar suposta solicitação de propina de R$ 250 mil por um grupo formado por um empresário e dois advogados.

Um desses advogados seria membro do Conselho Secional da OAB e o valor seria um pagamento para atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da entidade e encerrar processos disciplinares em tramitação, além de retirá-los de pauta de julgamento.

No âmbito da Operação Biltre, a OAB/SP afirmou que havia sido uma determinada apuração interna sobre o caso.

A PF apontou que nas investigações, além dos indícios da prática dos crimes investigados, também foi possível identificar outros casos aparentemente análogos. Igualmente segundo a PF, também teriam sido encontrados indícios da participação no esquema criminoso de Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que atualmente estaria licenciado da função.

A operação Ateliê investiga supostos crimes de corrupção passiva (art. 317 CP) e ativa (art. 333 CP), tráfico de influência (art. 332 CP), advocacia administrativa (art. 321 do CP) e associação criminosa (art. 288 CP), cujas penas, somadas, podem chegar a doze anos de reclusão.

Até o momento desta publicação, a OAB/SP ainda não havia se manifestado a respeito das investigações.

Leia também

TRF4 mantém condenação de homem por contrabando de anabolizantes

Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Priscila Gonzalez Cuozzo

Priscila Gonzalez Cuozzo é graduada em Direito pela PUC-Rio, especialista em Direito Penal e Criminologia pelo ICPC e em Psicologia pela Yadaim. Advogada e Consultora Jurídica atuante nas áreas de Direito Administrativo, Tributário e Cível Estratégico em âmbito nacional. Autora de artigo sobre Visual Law em obra coletiva publicada pela editora Revista dos Tribunais, é também membro do capítulo brasiliense do Legal Hackers, comunidade de inovação jurídica.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo