Noticias

Operação Lesa Pátria: General da reserva é alvo de operação da PF nesta sexta (29)

18ª fase da operação é deflagrada pela PF e mira ex-general da reserva

Em uma ação coordenada pela Polícia Federal, foi lançada a 18ª fase da Operação Lesa Pátria na manhã de sexta-feira, 29 de setembro de 2023. A instituição está cumprindo um mandado de busca e apreensão no Distrito Federal. O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumpre a determinação do bloqueio de bens do investigado, o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes.

Ridauto Fernandes, além de general da reserva, também já atuou como ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. Ligado ao ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, Fernandes foi nomeado para o cargo em julho de 2021 e teve sua exoneração ocorrida no último dia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 31 de dezembro.

ridauto lucio fernandes
General da reserva Ridauto Lúcio Fernandes. Imagem: Tribuna de Ituverava

Leia mais:

Ex de jogador Antony é intimada para depor sobre denúncia de agressão

Operação histórica: Marinha apreende cerca de 1,3 tonelada de drogas no Amazonas

Quem é Ridauto Lúcio Fernandes?

Na ocasião da invasão ao Palácio do Planalto, Fernandes, trajando uma blusa do Brasil, se disse “arrepiado” com a situação e fez críticas à ação da Polícia Militar do Distrito Federal que usou bombas de gás lacrimogêneo contra os invasores.

Objetivos da Operação Lesa Pátria

A Operação Lesa Pátria tem como foco principal identificar e penalizar os participantes dos ataques ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, quando uma multidão invadiu e depredou o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. A estimativa dos danos causados ao patrimônio público é de cerca de R$ 40 milhões. Busca-se não apenas punir os envolvidos diretamente, mas também aqueles que “instigaram, financiaram e fomentaram” as ações.

A efetividade da Operação Lesa Pátria

Em suas ações, a Polícia Federal realizou perícia em todas as dependências do STF e coletou digitais em objetos encontrados, numa tentativa de identificar os envolvidos. Essa é a segunda operação em apenas uma semana, sendo a 17ª fase da Operação Lesa Pátria realizada na última quarta-feira, 27 de setembro, quando foram expedidos três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão.

A Operação Lesa Pátria é uma ação permanente, e periodicamente há atualizações sobre o número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. Até o momento, o ex-general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes emergiu como um dos principais alvos das investigações.

Fonte: Metrópoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo