Série inédita revela história do Primeiro Comando da Capital (PCC) desde 1993
No mapeamento do crime organizado no Brasil, uma nova série da HBO promete trazer uma visão interna e sem precedentes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Intitulada “PCC: Poder Secreto“, a série é uma crônica da trajetória da facção criminosa desde seu início em 1993 até os dias atuais.
Ambientada no Brasil e no Paraguai, a produção de quatro episódios não conta com um enfoque acadêmico, mas opta por retratar a experiência de seus próprios membros, assim como daqueles que foram afetados pela ação do grupo criminoso.

LEIA MAIS:
8 de janeiro: Moraes vota pela condenação de mais 5 réus com pena de até 17 anos de prisão
O olhar do PCC sobre sua própria trajetória
Em vez de depender de pesquisadores para traçar a trama, os produtores se concentraram na perspectiva interna do PCC sobre sua própria história. Desta forma, o cineasta Joel Zito Araújo, responsável pela direção da série, apresenta uma narrativa que conta não apenas com o ponto de vista de membros da facção, mas também com os relatos de pessoas cujas vidas foram impactadas de alguma maneira pelo grupo, como residentes de periferias, sobreviventes do sistema prisional e até mesmo agentes do Estado.
Uma produção original da HBO
Baseada no livro “Irmãos: Uma História do PCC”, do sociólogo Gabriel Feltran, a série é uma produção original da HBO, em coprodução com a Warner Bros, Discovery, a Boutique Filmes e a Max Original. Além da direção de Joel Zito Araújo, “PCC: Poder Secreto” também conta com o roteiro de Guilherme César e Diogo Leite da Silva e a edição de roteiro de Lia Kulakauskas. A produção ficou por conta de Gustavo Mello e Adriana Gaspar.
A atualidade do PCC é foco da série
O diretor Joel Zito Araújo, em entrevista ao Brasil de Fato, afirmou que um dos focos da série é revelar a atualidade do PCC. Ele mencionou a tentativa, frustrada pela Justiça, de entrevistar um dos membros mais conhecidos da organização, Marcola. Além disso, o cineasta enfatiza que a série busca retratar como a organização criminal tem evoluído e como está funcionando nos dias de hoje.
Nascido em Nanuque, Minas Gerais, em 1954, Joel Zito de Araújo tem uma extensa carreira em produções audiovisuais que abordam questões de racismo, desigualdade social e a história do Brasil. Com a série “PCC: Poder Secreto”, o cineasta espera oferecer ao público uma nova e informativa perspectiva sobre o crime organizado no país.