NoticiasDireito Penal

Pelé: o Rei do Futebol é lembrado pelo mundo jurídico após sua morte

A morte do Rei do Futebol também repercutiu em Brasília. Foram centenas de mensagens no mundo político e jurídico lamentando a morte do atleta. O dia 29 de dezembro fica marcado como o dia em que as diferenças políticas e ideológicas ficaram de lado para reverenciar o grande ícone do esporte.

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu aos 82 anos, em decorrência de complicações de um câncer no cólon. Ele estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Considerado o Atleta do Século, Pelé venceu três Copas do Mundo com a seleção brasileira (1958, 1962 e 1970). Jogou no Santos e no New York Cosmos (EUA). Marcou mais de 1.200 gols na carreira.

Confira as mensagens deixadas pelos juristas ao Rei Pelé após seu falecimento

No meio jurídico, o ministro Noronha, conterrâneo do Rei, e filho prestaram homenagem ao craque:

Pelé não morreu, apenas partiu.

Os grandes homens não morrem, apenas partem para uma outra vida, mas seus feitos, ideas e ensinamentos se eternizam. Assim está a acontecer com o lendário Pelé, Edson Arantes do Nascimento, o mais ilustre cidadão da cidade mineira de Três Corações.

Pelé, filho de Dondinho, sempre será o ícone do futebol arte que fez o Brasil campeão mundial nas Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970. Único jogador tricampeão mundial. Mas a sua história não pára apenas nas quatro linhas do campo, ela transcende o seu futebol arte que encantou o mundo para mostrar o melhor exemplo de um atleta profissional de muita garra, determinação, patriota que sempre honrou seu País e serviu de referência as demais gerações.

Pelé não morreu hoje, não morrerá amanhã, na verdade, ele nunca morrerá por que sempre continuará vivo e grande como sempre foi no coração do povo brasileiro e das demais nações desse mundo que ama o futebol e que precisam de muitos PELÉS como exemplo de vida.

Viva o Rei Pelé!

Viva o Atleta do Século!”

A Ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, também prestou sua homenagem:

“Em nome da Suprema Corte do Brasil, presto homenagem a Pelé, um artista da bola, que encantou gerações e gerações com seu talento. Para os brasileiros, o maior jogador de futebol da história. Desejo conforto aos familiares e aos amigos. Pelé continuará sendo referência mundial em uma das grandes paixões nacionais, o futebol.”

O Ministro Gilmar Mendes, por sua vez, publicou uma foto com o jogador nas redes sociais: “Pelé, o gênio da bola”.

https img
Pelé e Gilmar Mendes. Imagem: Reprodução Instagram

Outros Ministros, como Barroso e Moraes também prestaram homenagens. 

Beto Simonetti, Presidente do Conselho Federal da OAB, lembrou: “Para além dos campos, trabalhou pelo povo brasileiro lutando pela redemocratização do país”. 

Fonte: Migalhas

Daniele Kopp

Daniele Kopp é formada em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade. Seu interesse e gosto pelo Direito Criminal vem desde o ingresso no curso de Direito. Por essa razão se especializou na área, através da Pós-Graduação e pesquisas na área das condenações pela Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Sistema Carcerário Brasileiro, frente aos Direitos Humanos dos condenados. Atua como servidora na Defensoria Pública do RS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo