Governo do Peru anuncia estado de emergência devido à casos de Dengue
Peru decreta estado de emergência devido ao aumento de casos de dengue
O presidente do Peru, Pedro Castillo, decretou estado de emergência em grande parte do país na última terça-feira (20) devido à escalada de casos de dengue. De acordo com o governo peruano, mais de 83% do território nacional está enfrentando problemas com a doença.
Leia mais:
Como a Tecnologia e o compartilhamento de dados estão dizimando o crime
Jornalista Roberto Cabrini enfrenta obstáculos para investigação na Ilha de Marajó
O que significa o estado de emergência?
Diante da grave situação, o estado de emergência será decretado em 20 das 24 regiões administrativas do país. Segundo o ministro da Saúde, Hernando Cevallos, isso permitirá um uso mais flexível do orçamento público para combater a doença.
Aumento dos casos de dengue no Peru
Até agora, 28 pessoas morreram de dengue no país, de acordo com números oficiais. O Peru está passando por uma onda de calor e chuvas fortes, condições favoráveis para a reprodução do mosquito transmissor da dengue. Cevallos alertou para o risco iminente de um surto de dengue, uma vez que o número de novos casos nas sete primeiras semanas de 2024 (quase 25 mil) é 95% maior do que o registrado no mesmo período de 2023. No ano passado, mais de 400 pessoas morreram de dengue no país.
A dengue nos países vizinhos
Não é apenas o Peru que está lidando com uma alta nos casos de dengue. A Argentina também apresentou um aumento significativo nos últimos meses. Segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde argentino liberado em 18 de fevereiro, foram diagnosticados mais de 48 mil casos de dengue no país entre julho de 2023 e início de fevereiro, incluindo 35 mortes pela doença. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico na sexta-feira (16) por um aumento geral da dengue na região das Américas.
Casos de dengue no Brasil
No Brasil, até 22 de fevereiro, havia mais de 740 mil casos prováveis de dengue, um aumento de quase 350% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram confirmadas 151 mortes por dengue e 501 estão sob investigação.
Nos dois últimos anos, além da explosão de casos, o Brasil também registrou um recorde de mortes: foram 1.053 óbitos em 2022 e 1.094 em 2023. Isso significa que, em toda a série histórica (2000-2023), o Brasil nunca tinha ultrapassado a marca de mil óbitos por dengue
Fonte: G1