Mais de 30 pessoas foram presas após exibição de crimes no Linha Direta deste ano; relembre os casos
Conforme a TV Globo, o programa ajudou na solução de três casos
Após a reintrodução do programa Linha Direta na programação da TV Globo em 4 de maio, houve pelo menos 36 detenções de indivíduos acusados dos delitos que foram retratados no programa, de acordo com informações da emissora. O décimo e último episódio da temporada atual de Linha Direta foi transmitido no dia 6 de julho. Conforme divulgado pela TV Globo, o programa desempenhou um papel crucial na resolução de três casos, com destaque para o Golpe dos Nudes, onde 34 prisões foram realizadas.
O primeiro indivíduo detido após a veiculação do Linha Direta foi John Lennon Menezes Maia, acusado de envolvimento na morte de Lorena Ferreira Rodrigues, uma criança de 2 anos, em março de 2022, em Manaus. O caso foi retratado em 18 de maio, e Maia foi capturado em 31 de maio, na mesma cidade. Sua captura se deu após uma denúncia feita através do número 181 por telespectadores que assistiram ao programa e reconheceram Maia. Ele trabalhava como lavador de veículos na rua Atagamita, no bairro Aleixo, em Manaus. Ao receber voz de prisão, ele tentou escapar e acabou ferido por um tiro em um dos pés.
Leia mais:
Polícia prende suspeito de estupro que mandou mensagem para vítima e debochou da Justiça
STJ nega pedido feito pela defesa de Robinho
34 pessoas foram presas após episódio sobre o Golpe dos Nudes, exibido no programa Linha Direta
O episódio sobre o Golpe dos Nudes, exibido em 25 de maio, levou à prisão 34 pessoas, em dois momentos distintos. Quatro dias após a exibição, 33 indivíduos acusados de participação na gangue foram presos em várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Posteriormente, em 15 de junho, uma das líderes da gangue, Giliane Lindsai da Silva Abreu, até então foragida, foi presa em Porto Alegre. Todas essas prisões foram resultado de denúncias motivadas pela identificação através do programa.
O terceiro caso que levou a prisões após a exibição no Linha Direta foi o homicídio da transexual Renata Ferraz, de 16 anos, na cidade de Patos, Paraíba, em abril de 2022. O episódio foi transmitido em 1 de junho, e em 4 de julho, o autor do crime, Giovani de Lima Galdino Silva, que estava foragido desde o ano passado, foi capturado em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Fonte: UOL