- Publicidade -

PF encontra dólares em máquina de lavar em operação contra lavagem de dinheiro

Na última quinta-feira (29/04), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra um esquema  envolvendo lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, em São Paulo, com suspeita de que a atividade tenha movimentado cerca de R$ 20 bilhões, sendo que, durante a realização de busca e apreensão, a polícia encontrou dólares em máquina de lavar.

- Publicidade -

Dólares em máquina de lavar

Ao todo, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Operação Rekt, efetivados no endereço de uma pessoa física e em endereços comerciais. Conforme afirmou a PF, quartos de hotéis eram as principais sedes das empresas investigadas.

As investigações tiveram início com a Superintendência Regional do Rio Grande do Sul, em outubro de 2018, tratando-se de um desdobramento da Operação Planum. Na ocasião, foi constatada a existência de um  grupo especializado na lavagem de dinheiro com atividades na cidade de São Paulo.

De acordo com o chefe da Delegacia de Repressão a Drogas, o delegado Fabrício Gale:

- Publicidade -

Naquela oportunidade, a Polícia Federal identificou duas células. Uma célula voltada para o tráfico internacional de drogas e uma célula financeira que fazia com que os valores aferidos pela organização criminosa fossem transacionados através de empresas de fachada com sócios inexistentes, que usavam documentação falsa.

Conforme os elementos colhidos nas buscas realizadas no ano de 2018, bem como nos  relatórios de inteligência financeira, as principais transações atípicas realizadas pelo bando criminoso eram a compra de criptoativos. Nesse sentido, o delegado afirmou que:

O volume de dinheiro chegava em espécie, depósitos em valores fracionados para que não fossem identificadas essas movimentações, mas através dos relatórios encaminhados pelo Coaf conseguimos fazer os cruzamentos e identificar todas essas transferências.

Inclusive, o nome da operação ‘Rekt’ refere-se a uma gíria usada no mercado de criptoativos, que significa a perda severa de patrimônio decorrente de uma transação equivocada ou investimento mal feito.

*Esta notícia não reflete, necessariamente, o posicionamento do Canal Ciências Criminais

- Publicidade -

Leia mais:

Entenda como identificar uma prisão ilegal e como agir diante disso


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais