PF prevê planejamento de atentado em escolas e cumpre mandado de busca e apreensão na Bahia
A policia federal (PF) cumpriu nesta quarta-feira (26) um mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de 14 anos, que estava planejando cometer atos infracionais análogos ao crime de terrorismo em escolas da cidade de Barreiras, na Bahia.
A ação dos agentes da PF
O delegado responsável pelo caso, Gideão Ribeiro, informou que a PF recebeu denúncias de um homem com diversas conversas do menor apreendido postadas em redes sociais, sobre planejamento de atentado que seria feito em escolas de Barreiras com o objetivo de matar diversas pessoas.
A polícia federal então, montou a “Operação Apokrypha” e montou um grupo de inteligência para investigar o caso. O delegado explica:
“A gente recebeu a informação enquanto essas postagens e fizemos um trabalho de inteligência para identificar. Oficializamos o Twitter, o Instagram e conseguimos os dados dele”
Com as informações sobre o menor em mãos, a PF solicitou ao poder judiciário uma medida de busca e apreensão na casa do suspeito. Após a expedição do mandado, os agentes policiais foram até a residência onde reside o adolescente, realizaram as buscas e apreenderam o seu celular.
Em seguida, os policiais federais foram na escola que o adolescente estudava e conversaram com direção.
“Passamos na escola para conversar com a diretora, acalmar o pessoal e avisar que a gente conseguiu ir na casa do menor. Esclarecemos melhor a situação para eles”, explicou o delegado.
A operação foi realizada um mês após um ataque sofrido em uma outra escola de Barreiras. Na ocasião, uma adolescente cadeirante acabou falecendo. O suspeito pelo ataque é um outro adolescente de 14 anos que também estudava na instituição de ensino, e no momento, ele se encontra hospitalizado em estado grave e sob custódia no Hospital do Oeste, após ter sido baleado quatro vezes.
Fonte: G1