PF inicia operação conjunta com o Paraguai contra o tráfico de drogas
A Polícia Federal realizou, juntamente com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad), na última segunda-feira (21), uma cerimônia de abertura da 30ª fase da Operação Nova Aliança, que visa a combater o tráfico internacional de drogas.
Essa é a segunda etapa da operação no ano de 2022 e contará com o apoio de policiais e peritos criminais da Polícia Federal, bem como com helicóptero para sobrevoar e identificar regiões de plantio ilegal de maconha.
O Coordenador-Geral de Repressão a Drogas e Facções Criminosas da PF, João Luiz Caetano de Araújo, destacou a importância da cooperação da Polícia Federal na erradicação da produção de maconha no país vizinho. João explica que cerca de 90% da droga plantada no Paraguai tem como destino final o Brasil.
Para nós, do Brasil, esta operação é a mais importante no combate à produção da droga na sua origem e esta parceria só tende a se fortalecer.
Na última fase da operação Nova Aliança, realizada no final de fevereiro de 2022, as autoridades erradicaram 850 toneladas da droga.
O vice-ministro da Senad, Esteban Caselli aproveitou para reforçar a eficiência da cooperação entre os dois países, defendendo que esse é o melhor caminho para combater o tráfico nos dois países.
Leia também
PF destrói laboratório de cocaína na Bolívia na fronteira com o Brasil
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook e no Instagram.