Homem que fez live sentado na cadeira de Alexandre de Moraes durante invasão do STF é preso pela PF
Polícia Federal deflagra 17ª fase da Operação Lesa Pátria e prende acusados de invadir o STF
No dia 27 de setembro, a Polícia Federal (PF) deflagrou a 17ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação teve como principal objetivo, a prisão preventiva de um homem, Aildo Lima. Lima está sendo acusado de invadir o Supremo Tribunal Federal (STF) durante protestos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro. Além do crime de invasão, ele é suspeito de fazer a transmissão ao vivo deste ato ilegal a partir da cadeira do ministro Alexandre de Moraes.
Nesta mesma operação, Basília Batista, outra suspeita investigada, foi presa em São Paulo. A polícia ainda está à busca de um terceiro indivíduo localizado no Distrito Federal. Ademais, dez mandados de busca e apreensão foram expedidos em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
Leia mais:
Homens negros e jovens são as principais vítimas de homicídios dolosos no Espírito Santo
Covid: 62% da população atribuem conduta criminosa do governo Bolsonaro na pandemia
Qual o objetivo desta operação da Polícia Federal (PF)?
O objetivo da Operação Lesa Pátria é investigar e punir supostos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição ou inutilização de bem especialmente protegido. Todas estas acusações são bastante sérias e representam uma ameaça direta ao funcionamento correto de nossas instituições democráticas.
A Operação Lesa Pátria é marcada por ser a primeira ofensiva judicial depois da condenação de três acusados como “executores” de um levante antidemocrático, inclusive com invasões ao STF. As condenações ocorridas por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito entraram para a história do Brasil por serem as primeiras deste tipo desde a promulgação do Código Penal, em setembro de 2021.
Como a sociedade tem recebido os resultados desta operação da PF?
As ações da PF no combate aos atos antidemocráticos têm recebido amplo apoio popular. A sociedade brasileira, em sua maioria, entende a importância da preservação do Estado Democrático de Direito e vê com bons olhos as investidas contra aqueles que ameaçam a democracia do país. A Operação Lesa Pátria, por isso, tem servido como um importante sinal de que as instituições democráticas brasileiras estão funcionando e que os ataques ao Estado de Direito não serão tolerados.
Fonte: Portal de Prefeitura