Noticias

PGR denuncia mais 100 envolvidos nos ataques de 8 de janeiro; total passa de 1 mil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra mais 100 investigados no caso do dia 8 de janeiro. Com isso, o número total de denunciados chegou a 1.037. Essas pessoas foram acusadas formalmente pelo crime de  incitação à prática de crime e associação criminosa e responderão em liberdade.

Segundo a PRG, aqueles que foram identificados apenas por pedirem intervenção militar sem realizar atos de vandalismo devem responder pelos crimes de associação criminosa e de incitação ao crime. Já os que foram identificados praticando atos de vandalismo nos prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, responderão também por dano qualificado, abolição violenta do estado de direito e golpe de estado, segundo a Procuradoria.

PGR
PGR apresenta mais 100 denúncias contra manifestantes

PGR denuncia mais 100 pessoas nos atos do dia 8 de janeiro

O órgão destacou que embora as condutas tenham sido praticadas em um contexto de agrupamento de pessoas reunidas de forma circunstancial, sem caracterizar vínculo permanente, todas as condutas dos investigados estão sendo individualizadas para fins de apresentação da denúncia.

Embora, pela peculiaridade do caso, as denúncias contenham trechos semelhantes – o que é natural, uma vez que versam sobre o mesmo fato (atos de 8 de janeiro) -, as petições narram os diversos comportamentos apurados nos ataques às sedes dos Três Poderes, de modo a permitir que todos os denunciados possam se defender de forma adequada e conforme a legislação, o que será feito no curso da ação penal, se recebida a denúncia pelo Judiciário”, declarou a PRG.

Por fim, a PGR informou que caso as investigações revelem que os investigados participaram de outros crimes, novas denúncias podem ser apresentas.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo