Noticias

PGR pede abertura de inquérito para apurar crime contra Gilmar Mendes

O vice procurador da República, Humberto Jacques de Medeiros, pediu a abertura de investigação contra o parlamentar Jorge Kajuru, Senador da República, por ter feito “graves acusações”, segundo ele, ao ministro Gilmar Mendes.

Conforme a representação feita por Humberto Medeiros, o parlamentar foi a um programa de rádio, no dia 10 de agosto de 2020, e fez afirmações contra a honra do ministro insinuando que as palestras feitas por Gilmar Mendes na verdade seriam vendas de decisões para soltar presos. Além disso, teria usado termos pejorativos para se referir a Mendes, o chamando de “quinta categoria”.

A denúncia do caso chegou à PGR por meio de notícia apresentada pelo próprio ministro Gilmar Mendes, e, conforme entendimento do vice procurador, as declarações feitadas pelo parlamentar precisam ser apuradas para elucidar o contexto que tais expressões foram proferidas para se ter a real ligação do que foi dito com o exercício do mandato e até onde pode ser aplicado a sua imunidade parlamentar.

Se não houver ligação, a natureza das declarações implica em uma possível prática de crime contra a honra. A representação da Procuradoria- Geral da República foi distribuída no Supremo Tribunal Federal para o ministro Luís Roberto Barroso (Inq. 4.890) no último dia 14 de janeiro. E além da instalação do inquérito, também há pedido também há pedido preservação da entrevista concedida à emissora, em áudio e vídeo.

Leia também

TJ-SP: Lei 13.964/2019 deve retroagir em caso de porte ilegal de arma de fogo


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo