Juiz absolve piloto de avião acusado de transportar drogas

A Vara Única de Caconde, São Paulo, absolveu um piloto de avião acusado de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico, após considerar frágeis as provas que pretendiam condená-lo.

Segundo a denúncia do ministério público, o piloto foi encontrado em uma residência onde foram apreendidos quase 150 quilos de maconha, mais de 100 quilos de cocaína e quase 10 quilos de crack e ele fazia o transporte aéreo dos entorpecentes.

piloto
Piloto de avião é absolvido de tráfico. Imagem: Matinal Jornalismo

Piloto é absolvido de acusação tráfico

A defesa do piloto sustentou que não haviam provas suficientes para embasar a denúncia oferecida pelo órgão ministerial. Segundo a advogada, a autoria do crime não foi comprovada, além disso, ainda que houvesse qualquer indício do suposto transporte aéreo de drogas, seria mero ato preparatório.

O magistrado que julgou o caso, o juiz José Oliveira Sobral Neto, entendeu que a investigação não comprovou o envolvimento do piloto no crime. Em trecho da decisão ele destaca:

“Durante toda investigação levada a efeito pela autoridade policial não foi identificado qualquer elemento que indicasse a participação do referido acusado nos delitos indicados na denúncia.”

O magistrado destacou ainda que a inclusão do piloto como réu se deu apenas por ele ter sido encontrado na casa do corréu:

 “A inclusão dele como réu deu-se apenas pelo fato de ter sido localizado na residência do corréu quando do cumprimento do mandado de busca e apreensão pelos policiais civis.”

Com essa fundamentação, o julgador absolveu o acusado apontando a fragilidades das provas colhidas durante a investigação e a instrução penal, que visavam condenar o piloto.

Fonte: Conjur