Noticias

Polícia Civil confirma que munição usada pela PM matou torcedor do São Paulo após título

A morte do torcedor: Uma reconstituição digital pela Polícia Civil

Na manhã de hoje, a Polícia Civil de São Paulo confirmou que foi uma munição chamada bean bag que resultou na morte do torcedor do São Paulo, Rafael Garcia, 32 anos, no último domingo. O torcedor, que era deficiente auditivo, foi alvejado durante um confronto entre as forças de segurança e a torcida.

Com o auxílio de tecnologia avançada, a corporação está realizando uma reconstituição digital do ocorrido, com o objetivo de entender detalhadamente o passo a passo que culminou na morte do torcedor. A ideia é analisar vídeos e imagens frame a frame para identificar o responsável pelo disparo fatal.

Torcedor
Imagem: O Antagonista

Leia mais:

Tiroteios, veículos incendiados e invasão: disputa entre tráfico e milícia deixa o Rio de Janeiro em PÂNICO

O que é a munição bean bag que causou a morte do torcedor?

As bean bags, usadas pela PM de São Paulo, são munições menos letais que as balas de borracha. A PM começou a utilizá-las a partir de 2021, após identificar defeitos de fabricação nas balas de borracha. Entretanto, para que seu uso seja seguro, elas precisam ser disparadas a uma distância mínima de 6 metros, conforme os protocolos da própria PM.

Porém, a delegada do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa, Ivalda Aleixo, explicou que no caso do torcedor Rafael, o disparo ocorreu a uma distância menor que a estipulada. A perícia encontrou a bala alojada na nuca do torcedor, além de mais três dessas munições nos arredores do local do confronto.

Quais são as consequências de tal acontecimento?

Na Austrália, a polícia parou de utilizar as bean bags em parte do país após uma mulher morrer ao ser atingida pela munição no tórax. Aqui no Brasil, o Ouvidor dos policiais de São Paulo comentou que o problema não é o uso dessa munição específica, mas sim a distância que ela foi utilizada. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ressaltou que todas as circunstâncias relacionadas à morte do torcedor Rafael são minuciosamente investigadas e que eventuais excessos serão devidamente responsabilizados.

Fonte: CBN

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo