Noticias

Polícia Federal apreende veleiro que teria sido roubado na Europa; veja

Polícia Federal apreende veleiro transoceânico

A Polícia Federal, em colaboração com a Marinha do Brasil, deu início à Operação Albina no último sábado (11/11) em Natal/RN. 

O objetivo principal é apreender um veleiro transoceânico que está ancorado no Iate Clube de Natal. Surpreendentemente, o veleiro está registrado como produto de roubo nos sistemas de combate à criminalidade transnacional.

Leia Mais:

Caso Marielle Franco: Justiça aumenta a pena de Ronnie Lessa

Caso Evandro: justiça bate o martelo e anula condenações de acusados pelo crime

Desmantelando uma organização criminosa internacional 

canalcienciascriminais.com.br policia federal apreende veleiro que teria sido roubado na europa veja policia federal2
Foto: Reprodução/Polícia Federal

A ação é parte de um esforço para identificar e desarticular uma organização criminosa envolvida no roubo e reintrodução de embarcações no mercado internacional. 

A operação foi resultado de um trabalho de inteligência baseado em informes internacionais, contando com a colaboração da Marinha do Brasil e do Iate Clube de Natal.

História do veleiro: Da Croácia ao Brasil com documentação falsa

De acordo com as investigações, o veleiro apreendido possui registro na Croácia e teria sido alugado por supostos turistas russos. Esses indivíduos, ao assumirem a embarcação, a levaram para um local desconhecido, alteraram suas características e a rebatizaram. Para encobrir suas ações, falsificaram documentos de propriedade e registro na Rússia.

O veleiro partiu do Marrocos em direção ao Brasil, atracando em Natal em 20/9/2023. Com apenas dois tripulantes a bordo – um capitão russo e um marinheiro da Lituânia – a embarcação ancorou no Iate Clube de Natal, pagando adiantado por 60 dias de permanência. Uma semana depois, os estrangeiros deixaram o país por via aérea, deixando o veleiro sob os cuidados de uma mulher natural da Letônia.

Após uma fiscalização minuciosa, foram encontradas semelhanças entre partes do veleiro e a embarcação roubada nas águas croatas. O veleiro foi apreendido por ter ingressado no território nacional com documentação ideologicamente falsa. Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão emitido pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte. A estrangeira a bordo está proibida de deixar o território nacional.

Desdobramentos legais e continuidade das investigações

Inicialmente, os envolvidos enfrentarão acusações relacionadas ao uso de documentos ideologicamente falsos perante as autoridades brasileiras, receptação, participação em organização criminosa e possivelmente lavagem de dinheiro. As investigações prosseguem em colaboração com a Interpol e a Europol, a fim de esclarecer totalmente os detalhes dessa intrincada trama internacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo