França em ALERTA: polícia atira contra mulher vestida com hijab no metrô de Paris
Na manhã de terça-feira, dia 31, a polícia de Paris feriu gravemente uma mulher que usava um vestido islâmico em uma estação de metrô. Testemunhas relataram que ela se comportava de maneira ameaçadora, proferindo comentários agressivos e associados ao jihadismo.
Intervenção policial
Quando as autoridades chegaram ao local, inicialmente tentaram acalmar a mulher e solicitaram que mostrasse as mãos para verificar a presença de possíveis ameaças. No entanto, a mulher teria gritado frases como “Vocês todos vão morrer” e “Allahu Akbar,” o que levou à intervenção da polícia.
Leia Mais:
STF bate o martelo e liberta homem que ameaçou Lula de morte e falou em “estourar bombas no DF”
Ex-senador pode ser preso a qualquer momento por mandar matar mãe de sua filha
Significado de “Allahu Akbar”
“Allahu Akbar” é uma expressão em árabe que significa “Alá é grande” e é frequentemente utilizada por muçulmanos em várias situações.
Resultado da intervenção
Após a recusa da mulher em cumprir as ordens policiais e a constatação de que ela não possuía explosivos, a polícia disparou contra ela.
Duas investigações foram iniciadas: uma relacionada ao comportamento da mulher e outra sobre o uso de armas pela polícia. O governo está acompanhando de perto o incidente.
Contexto de segurança na França
Este incidente ocorre em um contexto em que a França tem enfrentado ameaças terroristas relacionadas a conflitos no Oriente Médio. Recentemente, o presidente francês, Emmanuel Macron, mobilizou um grande número de soldados para reforçar a segurança em centros urbanos e locais turísticos em todo o país, em resposta a incidentes anteriores, como o ataque a uma escola no norte da França. A segurança é uma prioridade diante dessas ameaças.