Polícia mais letal do Brasil: mortes por intervenções policiais na BA crescem 365% em 13 anos
Policiais participam de ação contra tráfico de drogas em Salvador
No ano de 2023, as mortes registradas em operações policiais na Bahia demonstram um aumento de casos no Estado nos últimos anos. Entre 2010 e 2022, os registros de óbitos aumentaram de 315 para 1.464, um gradativo crescimento de 365% em 13 anos, conforme relato do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023.
No cenário nacional, a média de mortes resultantes de operações policiais registradas em 2022 corresponde a 238 óbitos. No mesmo período, a Bahia apresentou um crescimento de 40,6% em casos de mortes violentas. As mortes violentas compreendem casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
Leia mais:
Brasileiro suspeito de cometer inúmeros crimes é preso após entrar ilegalmente nos EUA
Aumento de mortes violentas na Bahia: causas e consequências
A questão ganha destaque principalmente após o mês de setembro de 2023, no qual ocorreram pelo menos 60 mortes em diferentes ações policiais realizadas no Estado da Bahia, governado por Jerônimo Rodrigues. Além disso, o Estado acumulou 15 mortes resultantes de duas operações policiais realizadas em julho do mesmo ano.
O que dizem as autoridades sobre o aumento da letalidade policial na Bahia?
Em face disso, o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, em entrevista à CNN, minimizou os casos na Bahia. Segundo ele, apesar da alta letalidade ser um problema, não se pode enfrentar o crime organizado sem enfrentamento direto, mas os casos devem ser investigados e combatidos.
Crítica à ação policial desproporcional
Em julho, Flávio Dino criticou duramente uma ação policial em São Paulo, em que um cenário semelhante ao baiano se apresentou. Segundo ele, a reação policial em face do crime não foi proporcional ao crime perpetrado, exigindo uma nova postura das forças de segurança.
Mortes violentas em 2022: um panorama nacional
De acordo com dados nacionais do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, o Brasil registrou 47.398 mortes violentas em 2022, sendo que 6.429 ocorreram durante intervenções policiais. Neste contexto, a Bahia ganha destaque nacional como o Estado com o maior número de mortes violentas e a polícia mais letal do país.
Os dados alarmantes contrastam com a nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Segundo a nota, apesar das estatísticas, o Estado obteve êxito em reduzir a taxa de mortes violentas de 2021 para 2022. Além disso, a taxa de letalidade policial apresentou queda de 4,3% de janeiro a agosto de 2023, em comparação com o mesmo período em 2022.
A SSP-BA declarou ainda que o Estado tem realizado diversos investimentos em segurança pública, incluindo ações para localização de foragidos da Justiça, que já teriam resultado na localização de aproximadamente 1.000 pessoas.
Finalmente, a SSP-BA atribuiu o clima de violência crescente à beligerância entre facções. Nos últimos dois anos e meio, cerca de 200 viaturas policiais foram atingidas por disparos de arma de fogo durante ações de combate ao crime organizado, e 130 policiais foram feridos após ataques dessas organizações criminosas.
Fonte: Poder 360