Polícia prende criminoso que participou em tentativa de sequestro de helicóptero no RJ

Policiais penais da Divisão de Recaptura (Recap), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), juntamente com o apoio da 22ª Delegacia de Polícia, realizaram a prisão do foragido Gerlan Dias da Silva, de 26 anos, envolvido no sequestro de um helicóptero em setembro de 2021, no Rio de Janeiro.

helicóptero
Divisão de Recaptura. Imagem: Extra

O sequestro do helicóptero

Um helicóptero era comandado por um piloto, que também comandava voos na polícia civil. Segundo o seu depoimento, ao decolar de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi rendido pelos criminosos. Ele relata que assim que levantou voo, os dois tripulantes anunciaram o sequestro e um deles estava armado com uma pistola. Na tentativa de evitar o pouso no presídio, conforme mandado pelos criminosos, a vítima levou a aeronave para o Batalhão de Bangu (14º BPM), que fica ao lado do complexo penitenciário.

Enquanto sobrevoava o batalhão da PM, ele simulou uma queda e simultaneamente entrou em luta corporal com a dupla que, na iminência de queda da aeronave, o deixou pilotar. Ele, então, voou até Niterói e os criminosos, fugiram para uma região de mata.

A intenção dos dois criminosos era resgatar chefes da maior facção de tráfico do estado, que seriam transferidas do Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para presídios federais.

Agora, um dos foragidos, Gerlan Dias da Silva, foi capturado pelos agentes policiais a partir de informações do Disque Denúncia.

O criminoso foi levado para a sede da 22ª DP (Penha), onde foi cumprido o mandado de prisão e tomadas as medidas cabíveis sobre o caso. Em seguida, ele será encaminhado para uma unidade prisional da Seap, onde ficará a disposição da justiça.

Fonte: Extra