Noticias

Policial acusado de matar Marielle Franco pede retorno para presídio no RJ

Canal Ciências Criminais
policial acusado de matar Marielle

Policial acusado de matar Marielle Franco pede retorno para presídio no RJ

A defesa do policial militar reformado Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o retorno de seu cliente ao sistema prisional do estado do Rio de Janeiro. Os advogados impetraram habeas corpus (HC nº 175434-RJ) com pedido liminar, com a finalidade de questionar a transferência de Lessa para o sistema penitenciário federal.

Só para ilustrar: a transferência foi determinada pelo juízo da 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, acolhendo pedido formulado pelo Ministério Público. A orientação foi mantida pelo Tribunal de Justiça local (TJ-RJ) e também pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em síntese, o cenário levou a defesa do policial militar a impetrar habeas corpus ao STF, questionando as decisões anteriores.

Defesa do policial acusado de matar Marielle Franco impetra HC

No STF, a defesa sustentou que o argumento de que são robustos os elementos de prova do envolvimento de Lessa no crime não justificam medida extrema e desnecessária como a transferência para a Penitenciária Federal de Mossoró (RN). Os advogados também destacaram que não ficou comprovado que o Presídio de Bangu I seria insuficiente para mantê-lo encarcerado.

A defesa também sustentou que o fato de Lessa possuir vínculos estreitos de amizade com policiais da ativa não pode servir como fundamento para a transferência para presídio federal. Por fim, os advogados pediram a concessão de liminar para determinar o retorno imediato de Lessa para algum presídio fluminense, como o Batalhão Especial Prisional (BEP), para policiais militares em Niterói, ou Bangu I.

Em suma, o caso está agora sob análise e relatoria da ministra Rosa Weber.

Clique AQUI para saber mais detalhes do pedido.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Autor
O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.
Continue lendo
Receba novidades em seu e-mail