• 27 de setembro de 2020

Por que o advogado Edson Ribeiro continua preso?

 Por que o advogado Edson Ribeiro continua preso?

Por Bruno Espiñeira Lemos


Tive a honra de assumir a defesa do advogado e amigo Edson Ribeiro. Renunciei precocemente à defesa por questões pessoais. Definitivamente, o Edson fala demais e mente muito. Hoje tem como advogado o competente Marcos Crissiuma.

De que adianta a competência dos advogados do amigo Edson? Sujeito bom caráter, bom pai de família, um profissional competente que exagerou nas mentiras e foi gravado na sua conversa desamparada de elementos reais, verdadeiro realismo fantástico. Merece repressão e reprimendas morais, quiçá deônticas. Tipo penal? Inexistente.

O ministro Teori é um grande magistrado. Só não entendi até agora a razão da manutenção da prisão preventiva do Edson. Já não é mais advogado do Cerveró, medidas cautelares existem aos montes que tornam abusivo o cárcere. Enfim, parece-me que o STF não apenas está insensível, anestesiado e sem coragem neste momento processual penal de exceção, em tempos estranhos e difíceis de acreditar no que se vê, como também esqueceu da Constituição formal e material que jurou proteger e manter íntegra.

O que podemos esperar de futuro quando se está diante de um STF acovardado por uma pressão “iguaçuniana” e “macunaímica” da imprensa e do senso comum?

Difícil lecionar processo penal nesta nova quadra esquisita de caça às bruxas (sacis-pererês, curupiras e outras lendas…)

_Colunistas-BrunoLemos

Foto: José Lucena/Futura Press

Bruno Espiñeira Lemos

Professor e Advogado