• 21 de setembro de 2020

O que esperar do primeiro dia do julgamento do caso Bernardo

 O que esperar do primeiro dia do julgamento do caso Bernardo

O que esperar do primeiro dia do julgamento do caso Bernardo

Começa nesta segunda-feira (11) o julgamento do caso Bernardo. Serão julgados o pai do menino (Leandro Boldrini), a madrasta (Graciele Ugulini) e os irmãos Edelvânia e Evandro Wirganovicz. O júri ocorrerá no foro da comarca de Três Passos (RS) e deve durar ao menos uma semana.

Escolha dos jurados

A sessão de julgamento está prevista para iniciar às 9h30min. A primeira etapa será a escolha dos jurados. Foram sorteados 25 pessoas de Três Passos e de municípios próximos (Bom Progresso, Tiradentes do Sul e Esperança do Sul). Desses, serão escolhido sete jurados, que formarão o Conselho de Sentença.

Leia também:

Oitiva de testemunhas

Após o sorteio dos jurados, serão ouvidas 18 testemunhas. Primeiro, as testemunhas de acusação, no número de cinco. Em seguida, as testemunhas de defesa de Leandro Boldrini (no total de nove) e Graciele Ugulini (no total de quatro). As defesas de Edelvânia e Evandro não possuem testemunhas para esta etapa.

Interrogatório dos acusados

Após a oitiva das testemunhas de acusação e de defesa, serão ouvidos os quatro réus acusados de matar Bernardo Uglione Boldrini: Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvânia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. Nesta etapa, qualquer um deles poderá exercer o direito de permanecer em silêncio.

Debates

A última etapa são os debates, que, a princípio, serão protagonizados por sete profissionais. Pelo Ministério Público, o Promotor de Justiça Bruno Bonamente. Pelas defesas, os advogados Ezequiel Vetoretti e Rodrigo Grecellé Vares (Leandro Boldrini), Vanderlei Pompeo de Mattos (Graciele Ugulini), Jean de Menezes Severo e Gustavo Nagelstein (Edelvânia Wirganovicz) e Luiz Geraldo Gomes do Santos (Evandro Wirganovicz).

O que esperar do primeiro dia do julgamento

Inicialmente, seriam ouvidas 28 testemunhas no julgamento. Contudo, a menos de três dias do início do júri, foram retiradas 10 testemunhas, sendo oito delas pelo defensor de Evandro Wirganovicz e duas delas pelos advogados de Leandro Boldrini. Serão ouvidas, então, 18 testemunhas no total.

O tempo de fala das testemunhas determinará a duração do julgamento nos primeiros dias. Considerando o número de pessoas que serão ouvidas e a complexidade do processo (44 volumes, com mais de 9 mil páginas), é previsível que os depoimentos se prolonguem para, ao menos, dois dias de julgamento.

Além do número de testemunhas em si, tanto a acusação como os advogados de defesa dos quatro réus podem requerer que sejam feitas leituras de documentos do processo. O procedimento, caso adotado pelos profissionais envolvidos no júri, poderá prolongar a coleta dos depoimentos.

Cobertura ao vivo do julgamento do caso Bernardo

A equipe do Canal Ciências Criminais realizará a cobertura ao vivo do julgamento. Serão disponibilizadas imagens, notícias e informações em tempo real sobre o caso. Além disso, contaremos com a colaboração de profissionais que estarão em Três Passos para compartilhar suas impressões sobre o julgamento.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Então, siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.