Noticias

Prisão de Bolsonaro se aproxima com avanço de investigações da PF

Na última quinta-feira, 8 de fevereiro, uma grande ofensiva da Polícia Federal (PF) atingiu os principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo militares de alta patente. Dentre eles, encontram-se o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-comandante do Exército, e o almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante da Marinha.

As ações parecem indicar que Bolsonaro poderá ser preso por seu suposto envolvimento direto em um plano golpista para se manter no poder.

Bolsonaro presente e ativo durante tentativas de golpe, dizem investigações
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Leia mais:

Foragido acusado de homicídio é morto em confronto com a Polícia Civil

4 HQs de True Crime imperdíveis para aficionados do gênero disponíveis na Amazon!

O que dizem os investigadores?

Investigadores envolvidos na Operação Tempus Veritatis acreditam que o caso poderá ser fortalecido, caso novas provas que forem coletadas ao longo das buscas envolvam integrantes do círculo restrito de aliados de Bolsonaro. Hoje, por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes, o ex-presidente já teve que entregar seu passaporte e se abster de contato com outros investigados.

Prisão de Bolsonaro cada vez mais próxima?

Os movimentos recentes da PF sugerem que o eventual decreto de prisão de Bolsonaro esteja se aproximando. Na decisão de Alexandre de Moraes, que autorizou as prisões de Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores de Bolsonaro, várias passagens implicam o ex-presidente como o principal articulador do suposto plano golpista.

Evidências contra o ex-presidente

A prova mais impactante contra o ex-presidente foi descoberta no celular do tenente-coronel Mauro Cid. Segundo mensagens trocadas entre Cid e o general Marco Antônio Freire Gomes, Bolsonaro seria o autor do texto de um decreto golpista para anular o resultado das eleições e prender o ministro Moraes.

O que a lei diz sobre a prisão preventiva?

A prisão preventiva é um tipo de prisão processual, que pode ser decretada antes de uma eventual denúncia ou condenação. Tal medida só pode ser imposta em situações excepcionais, como para garantir a ordem pública, preservar a condução do processo penal ou quando há prova da materialidade do crime e indícios suficientes da autoria.

Outras investigações da PF contra Bolsonaro

Jair Bolsonaro também é alvo de outras investigações da PF, incluindo suspeitas de fraude em certificados de vacinação da covid-19. Confira algumas das operações que também focam no ex-presidente:

    • Milícias digitais;
    • Fraude nos certificados de vacinação da covid-19;
    • Joias sauditas;
    • Atos golpistas do dia 8 de Janeiro;
    • Interferência na Polícia Federal;
    • Ataque às urnas eletrônicas.

Fonte: HojePR

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo