Dívida em cartão de crédito pode gerar prisão? Entenda
O cartão de crédito e a inadimplência: entenda os mitos e verdades
O uso do cartão de crédito como método de pagamento é uma das práticas mais recorrentes da atualidade. No entanto, quando se trata da gestão dessa ferramenta financeira, inúmeras dúvidas surgem, principalmente referentes ao não pagamento das faturas.
Embora pareça uma situação evitável para alguns, a inadimplência se faz presente na rotina de muitas pessoas. Compras impensadas, acúmulo de parcelas e falta de organização financeira são algumas das razões que levam a essa condição.
LEIA MAIS:
STF autoriza e FBI deve cooperar com a PF em investigação do caso das joias
O que acontece com quem não consegue pagar a fatura do cartão?
Engana-se quem acredita que a inadimplência levará à prisão. Esse não é um crime, portanto, não acarretará penalidades como essa. No entanto, o nome do devedor ficará sujo, limitando a obtenção de empréstimos e financiamentos, por exemplo.
Será que a minha dívida pode aumentar?
Infelizmente, sim. A inadimplência no cartão de crédito é acompanhada por taxas que possuem um dos juros mais altos do mercado financeiro. Dessa forma, a dívida tende a crescer ao longo do tempo, tornando ainda mais difícil a sua quitação.
E depois de 5 anos minha dívida deixa de existir?
Outro equívoco comum está na crença de que as dívidas “caducam”. Apesar do CPF do devedor ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito após 5 anos, a dívida persiste e pode ser cobrada a qualquer momento pelas instituições credoras.
Mais um mito existente é a facilidade de obter um novo cartão de crédito após esse período de 5 anos. Embora seja possível, não é uma tarefa fácil, uma vez que, ao solicitar um novo cartão, os bancos avaliarão o histórico financeiro do cliente e, portanto, é provável que evitem conceder o cartão a um histórico de inadimplência.
Como posso evitar dívidas no cartão de crédito?
A melhor solução é a prevenção. Manter um planejamento financeiro equilibrado e estar sempre atento ao limite do cartão são práticas fundamentais para evitar futuras dívidas. Além disso, anotar gastos em uma planilha para ter maior controle deles e evitar gastar o valor do total do limite também são recomendações valiosas.
O assunto é extenso e, muitas vezes, complexo. Portanto, se ainda restarem dúvidas acerca de inadimplência e cartão de crédito, não hesite em deixar nos comentários ou nos seguir nas redes sociais @finanzero para estar sempre por dentro desse e outros temas.