Entenda o programa Celular Seguro e combata roubos e fraudes digitais
Em resposta ao alarmante aumento de roubos de celulares e fraudes em aplicativos bancários, o governo federal brasileiro implementou o programa “Celular Seguro”.
A iniciativa criada pelo governo visa a dificultar a atuação de criminosos ao induzir à adoção de bloqueios pelos bancos parceiros.
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‘Celular Seguro’ foi criado após aumento expressivo dos casos de roubo e fraude
A determinação de um cenário emergencial veio com a crescente incidência de roubos de celulares e fraudes em aplicativos bancários. A urgência do problema incitou a criação do “Celular Seguro”, com especialistas em segurança digital fornecendo dicas inestimáveis para que bancos e startups aprimorassem a proteção em seus dispositivos.
Algumas dicas úteis para segurança digital
Dentre as técnicas sugeridas, ressalta-se a preocupação com o cuidado nas configurações de segurança dos dispositivos móveis e dos aplicativos. Com o excesso de informações contidas no celular, basta uma brecha para que criminosos se utilizem de dados e adquiram acesso à contas e outras ferramentas do usuário.
Furto de celular: um passaporte para o crime?
Ao ter um aparelho móvel roubado, particularmente se desbloqueado, criminosos encontram uma ampla facilidade em burlar as medidas de segurança do dispositivo. Isso viabiliza a alteração de senhas de diferentes contas e aplicativos, o que pode resultar em danos irreparáveis aos usuários.
Primeiros passos em caso de roubo de celular
Diante desse quadro sombrio, a primeira reação a se ter é excluir os dados do celular de forma remota. Isso pode ser feito por meio de páginas específicas disponibilizadas pela Apple e pelo Google, ao qual é recomendado solicitar a imediata exclusão das informações do aparelho.
E os bancos, qual o papel deles nesse cenário?
Para o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), a responsabilidade pelo resguardo dos aplicativos e operações bancárias é de total autonomia dos bancos. Ou seja, vítimas que tiverem suas contas surrupiadas têm o direito de pleitear o ressarcimento do prejuízo sofrido.
Recursos legais em casos de fraude
Em casos onde ocorra alguma desavença com o banco, os consumidores podem recorrer ao Banco Central e ao Procon para formalizar uma reclamação contra a instituição financeira. Há, também, a possibilidade de abertura de uma ação no juizado especial de pequenas causas.
Fonte: O Antagonista