Noticias

Programa nacional contra organizações criminosas terá investimento de quase R$ 1 bilhão do Governo Federal

Enfrentamento às Organizações Criminosas: Saiba mais sobre o novo plano do governo

Em meio a uma onda de violência no Rio de Janeiro e na Bahia, o governo federal apresentou ontem, uma nova estratégia para o combate ao crime organizado. Trata-se do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc) que foi anunciado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília. A gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende reverter os altos índices de criminalidade nas regiões citadas. O início do plano foi estimulado pelas críticas que o governo recebeu em relação à sua reação em relação ao aumento dos crimes.

O Enfoc tem um orçamento de aproximadamente R$ 900 milhões para combater as organizações criminosas, o qual será liberado em ciclos a partir do ano de 2023 até 2026. O programa conta com 40 ações e projetos, que visam, entre outras coisas, o fortalecimento da investigação criminal e das atividades de inteligência. Divididos em cinco eixos, esses projetos também buscam uma melhor integração institucional e informacional entre as redes de enfrentamento.

organização
Imagem: Blog Grupo Gen

Leia mais:

Brasil e Argentina passarão a trabalhar em conjunto no combate aos crimes de fronteira

STF bate o martelo e forma maioria para condenar mais 5 réus por 8 de janeiro

Como está estruturado o programa de enfrentamento às organizações criminosas?

A resposta para esta pergunta pode ser encontrada nos cinco eixos de atuação do programa. São eles: integração institucional e informacional, aumento da eficiência dos órgãos policiais, ações em portos, aeroportos, fronteiras e divisas, aumento da eficiência do sistema de justiça criminal e cooperação entre os entes. Mesmo tendo eixos de ações distintos, todos possuem um objetivo em comum: combater o crime organizado no Brasil.

O que motivou a criação do programa?

Os alarmantes índices de violência no Rio de Janeiro e na Bahia foram os principais motivadores para a criação do Enfoc. Segundo o secretário-executivo de Dino, Ricardo Cappelli, “o poder público precisa estar também cada vez mais integrado, organizado, unido para combater este que é um problema não só do Rio de Janeiro, mas um desafio nacional”.

Quais são os desafios a serem enfrentados?

Além das organizações criminosas, o Brasil precisa lidar com outros graves problemas de segurança pública. Morosamente, a Bahia vem enfrentando um cenário de violência diferenciado. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a Bahia é o segundo estado do país com o maior número de mortes violentas intencionais. Por isso, a região recebe atenção especial do Enfoc, que promete recursos para uma resposta à crise de segurança.

Em seu anúncio, o governo deixa claro que o combate ao crime não deve ser feito de forma isolada, mas através de um esforço conjunto. O Enfoc vem para reforçar esta visão e oferecer uma esperança de mais segurança para a população brasileira.

Fonte: Única News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo