• 30 de outubro de 2020

Projeto de lei propõe acabar com o instituto da prescrição retroativa

 Projeto de lei propõe acabar com o instituto da prescrição retroativa

Projeto de lei propõe acabar com o instituto da prescrição retroativa

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 771/2019, que altera o Código Penal para extinguir o instituto da prescrição retroativa. A proposta, apresentada pelo deputado José Medeiros (PODE/MT) em 14/92/2019, propõe a seguinte redação ao art. 110 do Código Penal:

Art. 110. (…)

§ 1º A prescrição, a partir da sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação ou depois de improvido seu recurso, e antes do trânsito em julgado definitivo do feito, regula-se pela pena aplicada, sendo vedada a retroação de prazo prescricional fixado com base na pena em concreto.

Prescrição retroativa (justificação)

A presente proposição é como que um destaque da sexta das conhecidas Dez Medidas contra a Corrupção propostas pelo Ministério Público Federal. Os procuradores da República propuseram o que chamaram de reforma no sistema de prescrição penal, proponho, entretanto, que inicialmente nos restrinjamos à extinção da prescrição retroativa.

(…) a alteração no artigo 110 objetiva extinguir a prescrição retroativa, que é um dos mais maléficos institutos peculiares ao direito penal pátrio, sendo uma das principais responsáveis pelo estímulo a táticas protelatórias.

Tramitação

A proposta está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

Clique AQUI para conferir o inteiro teor do projeto.


Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?

Então, siga-nos no Facebook e no Instagram.

Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.