Noticias

Promotor compara advogada a uma ‘cadela’ em sessão do Júri; entenda o caso

Advogada é comparada a uma cadela por promotor de justiça durante audiência

Numa situação inusitada e constrangedora, a advogada Catharina Estrella acusa o promotor de justiça Walber Nascimento de ofendê-la durante uma audiência. O caso ocorreu na 3ª vara do Tribunal do Júri do Amazonas, em 12 de janeiro de 2023 e teve grande repercussão nas redes sociais.

As imagens veiculadas mostram o promotor alegando que a comparação entre a advogada e uma cadela seria uma afronta ao animal, devido à deslealdade da advogada. Tal situação tem causado enorme indignação e levantado debates acerca do respeito necessário no exercício das funções jurídicas.

image
Imagem: A Crítica.

Leia Mais:

Conheça o cão responsável pela captura do brasileiro que ficou 14 dias foragido nos EUA

Flávio Dino afirma que Brasil pode rever adesão ao Tribunal Penal Internacional (TPI)

Como foi a reação da Advogada?

Passado o incidente na audiência, Catharina Estrella aparece num vídeo divulgado no Instagram acompanhada do presidente da OAB/AM, Jean Cleuter, protestando contra o ocorrido. Ela realça que não deveria ser exposta a tais ofensas no desempenho da sua profissão e que o juiz presente na ocasião nada fez para impedir.

Por sua vez, o promotor se manifesta através de suas redes sociais. Destaca seus 32 anos de carreira e nega ter ofendido ou desrespeitado colegas advogados. Sugere que está sendo alvo de uma tentativa de denegrir a sua imagem profissional e que tomará as medidas judiciais cabíveis contra aqueles que sustentam tal narrativa.

Reações e medidas cabíveis 

Em repúdio ao ocorrido, o Conselho Federal da OAB e a Comissão Nacional da Mulher Advogada se manifestam por nota, condenando a atitude do promotor e prometendo medidas para assegurar e proteger a dignidade da advogada agredida. Expressam, ainda, total solidariedade à Catharina Estrella e a todas as advogadas que são vítimas deste tipo de ataque.

Adicionalmente, a ABRACIM, Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, protocolou um pedido de providências junto ao CNMP visando apurar a conduta de Walber Nascimento. A associação reitera seu compromisso no combate a violações, machismo, abuso e desrespeito à advocacia criminal.

Este incidente ressalta a importância do respeito e da ética no ambiente de trabalho, seja qual for a profissão. Incidentes como esse não apenas degradam o ambiente profissional, mas também ameaçam a dignidade das pessoas envolvidas. É essencial que todos se conscientizem sobre os efeitos do desrespeito e da intolerância, e se comprometam a construir um ambiente mais respeitoso e inclusivo.

Fonte: Migalhas

Redação

O Canal Ciências Criminais é um portal jurídico de notícias e artigos voltados à esfera criminal, destinado a promover a atualização do saber aos estudantes de direito, juristas e atores judiciários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo