STJ: pronunciado o réu, superada a alegação do constrangimento ilegal
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que pronunciado o réu, superada a alegação do constrangimento ilegal da prisão por excesso de prazo na instrução.
A decisão (RHC 131.740/CE) teve como relator o ministro Sebastião Reis Júnior.
Superada a alegação do constrangimento ilegal
RECURSO EM HABEAS CORPUS. HOMICÍDIO QUALIFICADO. PRISÃO PREVENTIVA. EXCESSO DE PRAZO PARA A FORMAÇÃO DA CULPA. SÚMULA 21/STJ. ALEGAÇÃO DE FALTA DE CONTEMPORANEIDADE DOS FATOS QUE DETERMINARAM A PRISÃO. DEFICIÊNCIA NA INSTRUÇÃO DO WRIT. DECISÃO DE REAVALIDAÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR. FUNDAMENTAÇÃO IDÔNEA. MODUS OPERANDI DO CRIME E REITERAÇÃO DELITIVA. PARECER ACOLHIDO.
1. Caso em que se aplica o enunciado da Súmula 21/STJ: Pronunciado o réu, fica superada a alegação do constrangimento ilegal da prisão por excesso de prazo na instrução.
2. A deficiência na instrução do writ impede seja avaliada a alegação de falta de contemporaneidade entre os fatos e o decreto prisional. Não foram juntados documentos essenciais, a saber, o decreto prisional original e a decisão que negou a liberdade provisória, e também não há dados do inquérito policial nem cópia da denúncia.
3. Da leitura do que mais consta dos autos, não é perceptível a existência de manifesto constrangimento ilegal passível de autorizar a pronta colocação do recorrente em liberdade, como pretendido.
4. Ao fazer a reavaliação prevista no parágrafo único do art. 316 do Código de Processo Penal, o Magistrado de piso entendeu por manter a prisão preventiva do recorrente, afirmando a sua periculosidade concreta, revelada pela reiteração delitiva e pelo modus operandi adotado na conduta criminosa. A vítima teria sido executada mediante vários disparos de arma de fogo, em plena luz do dia, por haver derramado um copo de bebida na blusa do acusado, o qual, por sua vez, possui execução penal em andamento e contra quem pesa outra sentença condenatória.
5. Concretamente demonstrada pelas instâncias ordinárias a necessidade da custódia, não se afigura suficiente a fixação de medidas cautelares alternativas.
6. Recurso conhecido em parte, nessa extensão, parcialmente prejudicado, e, no mais, improvido.
(RHC 131.740/CE, Rel. Ministro SEBASTIÃO REIS JÚNIOR, SEXTA TURMA, julgado em 01/06/2021, DJe 08/06/2021)
Clique AQUI para experimentar o nosso banco de jurisprudência defensiva
Quer estar por dentro de todos os conteúdos do Canal Ciências Criminais?
Siga-nos no Facebook, no Instagram e no Twitter.
Disponibilizamos conteúdos diários para atualizar estudantes, juristas e atores judiciários.